Blog Softaliza
Hall SIAFTI

SIAFTI: um Seminário online realizado pela UFPR e Softaliza

O Seminário Internacional de Atividade Física para Terceira Idade (SIAFTI) é um evento bianual que ocorre desde 1996. Em 2020 aconteceria, originalmente, em Curitiba, organizado pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

É o único evento realizado no Brasil que se dedica à discussão dessa temática e envolve pesquisadores, professores e alunos da área. Neste ano a programação contou com apresentações de trabalho, mesas redondas, palestras, minicursos e premiação em três dias de evento. Essa edição do Seminário foi a primeira realizada de forma completamente online.

O processo de organização se deu a partir de dezembro de 2019, com todos esforços voltados à realização de um evento presencial. Porém, em março, por conta das medidas de isolamento social, a UFPR se deparou com um novo desafio: realizar o Seminário de forma online. Para isso, contou com a técnica e a expertise do time Softaliza. Confira abaixo mais um case de sucesso com a entrevista realizada com o Prof. Dr. Paulo Bento, organizador do evento. 

Na busca por empresas que realizassem eventos online, a equipe de Paulo encontrou outra dificuldade: achar uma plataforma que fosse personalizável, mas que o time tivesse suporte para a organização do Seminário.

“Alguns alunos meus ficaram encarregados de fazer essa prospecção. A gente começou a ter muita dificuldade porque muitas empresas oferecem o ‘self-service’, você tem a plataforma mas é você que toca tudo. Isso era um risco, se fosse um evento pequeno tudo bem, mas era um evento grande, com vários palestrantes de diferentes locais, inclusive do exterior, então a gente teve essa dificuldade”. 

A equipe encontrou duas empresas que poderiam desenvolver a plataforma e também construir o evento junto com a UFPR, uma delas foi a Softaliza. 

“Um dos pontos para a decisão pela Softaliza é que a outra empresa que estávamos tratando não garantia link de acesso exclusivo para apenas e somente inscritos. Como a gente cobrou pela presença no Seminário, o acesso deveria ser restrito”. 

Paulo diz que ele e seu grupo ficaram muito impressionados com a apresentação da plataforma, mas que até então só havia dúvidas referente à realização de eventos online.

“Nosso intuito foi sempre esse: a gente vai fazer um evento digital, mas vamos deixar ele o mais parecido possível como se fosse realizado de forma  presencial. Mantendo as apresentações, tudo, toda programação. Mas isso a gente tinha na nossa cabeça, não sabia como ia efetivar”. 

Para Paulo esse primeiro contato foi importante para sanar dúvidas e despertar novas possibilidades. A ideia do evento foi amadurecendo conforme as reuniões com o time de prospecção da Softaliza. 

“A gente bateu o martelo quando ele nos mostrou um evento que a Softaliza tinha acabado de fazer com vídeos gravados das apresentações de trabalhos. Pensei: poxa, é isso que a gente quer. Então aí a gente já definiu.” 

Depois da experiência completa, Paulo destaca dois principais pontos fortes: a facilidade de desenvolvimento da plataforma e o suporte.  

“O desenvolvimento foi bem fácil porque já tínhamos o evento bem estruturado, organizado, divulgado. Passamos todas informações e depois conversamos apenas detalhes. Nossa questão era com as apresentações de trabalhos, já que eram 24 trabalhos sendo apresentados em dois dias a cada dez minutos. Quando nos foi passado como seria o formato, nos foi passado um tutorial, porque os apresentadores tinham que montar vídeos, e eu pensei: será que isso vai dar certo?. Fiz o teste com meus alunos, deu três minutos meus alunos já estavam me devolvendo vídeos e ficamos tranquilos que ia dar certo. (…) Outra coisa muito bacana foi o apoio técnico da equipe Softaliza durante o evento. Ninguém da minha equipe precisou resolver nenhum problema.” 

O SIAFTI também contou com palestrantes internacionais e a funcionalidade de tradução simultânea no momento do evento, onde o participante pode escolher em qual língua escutaria a palestra. 

Por fim, Paulo considera a experiência muito positiva. 

A Softaliza resolveu totalmente nosso problema, era totalmente o que a gente esperava. Durante o evento as pessoas deram um feedback, que tiveram uma participação maior no online do que no presencial. Tivemos poucos e pequenos problemas. Outros eventos que eu já havia participado (e não eram da Softaliza) tiveram muitas dificuldades. A plataforma contemplou muito bem todos os acessos. Fiquei bem satisfeito.

O SIAFTI foi realizado utilizando a plataforma Ciente Live, um produto Softaliza. 

O Ciente Live é uma plataforma para realização de eventos online criada pela Softaliza que garante a mesma experiência que um evento presencial. Crie um ambiente completamente personalizado para seu evento, com salas virtuais, stands para patrocinadores, gravação de todas atividades, emissão de relatórios, entre outras funcionalidades! Valorize sua marca e sua identidade visual personalizando completamente a plataforma. Ofereça uma experiência completa de evento online para palestrantes e participantes. 

Reduza custos, alcance mais pessoas e garanta uma experiência incrível com o Ciente Live. Peça sua demonstração gratuita.

Giovanna Robalo

Giovanna Robalo

POSTS RECENTES
TAGS