Eventos

Eventos e a importância para pesquisadores!

O trabalho de pesquisa é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Mesmo assim, os investimentos em pesquisa ainda são muito baixos. Por isso, hoje nós vamos falar sobre como os eventos podem ajudar pesquisadores. 

Todas as profissões têm pontos em comum. O networking é algo que a maioria delas compartilha, por exemplo. E qual o melhor local para se fazer networking se não durante eventos?

Além disso, esse tipo de atividade permite o compartilhamento de estudos. Dessa forma, é possível perceber o quão fundamental para o trabalho de pesquisadores é a realização de eventos. Inclusive, neste contexto, podemos entender por “eventos”: webinars, congressos etc. 

Como ficou provado com a pandemia, o trabalho científico é socialmente importante. Mas também rentável. Portanto, também é interessante pensar nos patrocínios para esse tipo de evento. 

As empresas podem ganhar muito com isso. Não apenas aos olhos do público. Há também fato de que podem conhecer novos talentos, por exemplo. Além disso, existem pesquisas de forte apelo comercial.

O desenvolvimento de vacinas, por exemplo, se encaixa muito nesses desejos. Mas não devemos pensar apenas nelas. Existem outros trabalhos que também podem ganhar muito com esses investimentos. E elas abrangem várias áreas do conhecimento. Ou seja, vale a pena investir nas áreas de humanas, exatas e biológicas.

A importância dos eventos para pesquisadores

Informação é fundamental para um trabalho de pesquisa. Portanto, conversar é fundamental. Assim, você saberá o que outras pessoas estão pesquisando. Pode até conhecer trabalhos semelhantes ao seu.  Além disso, é possível conseguir as ferramentas necessárias para o desenvolvimento rápido de um estudo. 

Por isso, vá a eventos pensando no que você deve assistir. Mas também com quem é possível conversar. Ler alguns artigos dos pesquisadores convidados é uma excelente forma de começar.

Também não podemos nos esquecer que essa é uma ótima oportunidade para quem está iniciando a carreira. Não apenas para ajudar a conhecer profissionais que estão a mais tempo em campo. Mas também por ser uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a técnica. Tanto no que se refere às pesquisas propriamente ditas, quanto à fala em eventos científicos. 

Online ou presencial?

Toda vez que falamos em eventos a dúvida do formato surge. Especialmente depois de nós termos enfrentado a pandemia. Mas o que nós podemos pensar quando falamos em eventos científicos?

Leia também: Eventos científicos online: cientistas querem manter-se digitais

Existem uma série de vantagens para os cientistas nos eventos híbridos ou online. A começar pelo fato de que eles podem assistir eventos no mundo inteiro. Mas sem precisar investir grandes somas de dinheiro. Além disso, é muito mais fácil participar de uma grande quantidade de eventos. 

Talvez você esteja se perguntando: e o networking?

Para que seja possível fazer o networking, nós recomendamos o uso de uma plataforma completa de eventos. Mas também é interessante disponibilizar as redes sociais de todos os que apresentarem seus projetos. 

Gostou do nosso conteúdo? Nossa equipe está pronta para te ajudar a criar um evento online. Entre em contato conosco e saiba mais!

Baixar Ebook Interação Evento Online
Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo