Eventos híbridos: o que aprendemos sobre transmissão

Eventos híbridos: o que aprendemos sobre transmissão

Com o retorno das atividades presenciais, os eventos híbridos se tornam uma alternativa ideal. Mas você sabe como funciona um evento híbrido e quais recursos dispõe para utilizá-lo?

O QUE SÃO EVENTOS HÍBRIDOS

 O MTV Awards de 2020 foi feito sem público. Isso aconteceu por meio do formato híbrido, transmitido pela MTV, já que os artistas também não estavam em um lugar fixo.

O mesmo pode acontecer com conferências, palestras, eventos acadêmicos e empresariais.

Híbrido, por definição, é algo formado por elementos distintos, resultando em algo único. E se você conhece ou já ouviu falar em toranja, saiba que ela é uma fruta híbrida, ou seja, uma mistura de pomelo e laranja. No caso dos eventos híbridos, a união de presencial e online se manifesta pelos elementos de eventos tradicionais e eventos virtuais, apresentando variações de público, palestrantes e transmissão.

Público: o público pode estar presente em maioria em um espaço físico, como em um evento tradicional. Desse espaço físico, é feita uma transmissão online para participantes que se encontram em outros lugares.

O público pode estar parcialmente presente, como no caso da pandemia (mantendo distância segura) ou pode não estar presente. Em todos os casos, há possibilidade de transmissão ao vivo ou gravada e de participação do público por meio de mensagens e chat, ou seja, feedback instantâneo.

Palestrantes: os palestrantes, mediadores ou os artistas, conforme o tipo de evento, podem estar todos presentes em um lugar físico; podem estar alguns presentes e outros sendo transmitidos de outros locais; ou ainda podem fazer gravações que são transmitidas ao vivo para pessoas reunidas em um espaço físico – e/ou para pessoas que acompanham online.

Transmissão: a transmissão pode ser inteiramente ao vivo, pode ser gravada, pode ser parcialmente ao vivo e parcialmente gravada; tudo depende da disponibilidade dos envolvidos e das condições sociais em que se encontram. É possível, por exemplo, um evento transmitir para outro evento. Assim eles acontecem simultaneamente em lugares diferentes.

Graduação virtual (Penn State University, State College, PA, USA)

VANTAGENS DOS EVENTOS HÍBRIDOS

O momento social vivido durante a pandemia certamente influenciou como alavanca para os eventos online e híbridos. Neste panorama e a partir do uso desse recurso, foi possível continuar trabalhando, trocando conhecimento sem que existisse exposição ao risco de contágio. Como toda a experiência, ela deixa uma oportunidade. Talvez uma das questões mais relevantes do uso da internet como ferramenta seja o de que não estamos completamente presos ao mundo físico. Encontramos condições de expandir as formas de interação, e sem perder o vínculo e as qualidades dos eventos tradicionais.

Feedback

O feedback em eventos híbridos acontece de modo espontâneo e rápido. Para ele ocorrer, as pessoas envolvidas apenas precisam desejar se posicionar e, pronto, poderão opinar, contribuir, sugerir melhoras e fazer suas eventuais críticas.

Menor geração de resíduos

Na vida urbana, cada evento necessita de grande movimentação: transporte, estadia, tempo. Ao fazer um evento híbrido, uma pessoa que, por acaso, viva em lugar afastado, pode compartilhar seu conhecimento sem sair de seu lugar. A natureza certamente agradece a menor poluição e geração de resíduos, ao menos até onde esses impactos podem ser medidos por enquanto. Isso não impede que, em outros momentos, pessoas que tenham afinidades nos eventos se encontrem pessoalmente. 

Situações especiais

Os eventos híbridos também dão a chance para que pessoas em situações especiais, como dificuldade de locomoção, possam participar facilmente. Outros recursos, como  legendas e libras, podem ser utilizados. Assim, basta que o organizador os solicite.

Custo menor

Além disso, o custo que os organizadores dos eventos terão é muito menor. Para compreender todos os recursos que podem ser utilizados, você pode acessar o CIENTE LIVE e ver como a Softaliza age. Com amplo suporte de nossos profissionais, auxiliamos na criação do evento, estrutura e garantimos a segurança de seus dados.

Público maior

O público atingido é maior. Como não há limitação física ou geográfica, é possível ouvir palestrantes de outros países e continuar sentado na sala de casa. Nos eventos online que realizamos, por exemplo, existiram participantes da França, Alemanha e China. A Softaliza também disponibiliza atendimento e eventos inteiramente em inglês, o que garante maior abrangência. 

O QUE A SOFTALIZA OFERECE PARA EVENTOS HÍBRIDOS

Para pensar nessa tecnologia conosco, é possível acessar CIENTE LIVE. Nele, além de encontrar informações sobre nossas ferramentas, você pode solicitar uma demonstração e ter seu tempo para decidir o que é melhor para sua organização.

  •  Transmissão ao vivo com salas virtuais;

  • Tradução simultânea;

  • Geração de certificados para os participantes e relatório de acesso (lista de horários e tempo de login de cada pessoa);

  • Gravação das atividades para disponibilizar no pós-evento;

  • Chat para discussão e solução de dúvidas;

  • Estandes para patrocinadores;

  • Pôsteres para apresentação de trabalho;

  • Elementos de Gamificação (acesse o link e entenda mais esse conceito!).

Veja neste link um case: COBENGE na Softaliza.

Eventos híbridos no mundo

Talvez algumas pessoas lembrem do show dos Rolling Stones no Brasil, em 2006. Na época, foi um grande evento com transmissão para todo o Brasil. Isso ainda não é exatamente um evento híbrido, mas ajuda a pensar e compreender o formato de alguns festivais, como o belga Tomorrowland Around the World 2020, que se adequaram à pandemia aderindo aos eventos nesse formato. Ou ainda, o evento de autopublicação de escritores que devolveu o dinheiro das inscrições em caso de insatisfação dos usuários, como o Self Publishing Show Live, na Inglaterra. É possível pensar em eventos artísticos, acadêmicos e empresariais de modo criativo e abrangente, permitindo conexão entre gerações e espaços.

Giovanna Robalo

Giovanna Robalo