Como fazer congressos online inesquecíveis

Como fazer congressos online inesquecíveis

O objetivo de fazer congressos online é permitir que esses eventos tenham maior visibilidade e possam ser realizados no contexto de pandemia. Diferentemente do modelo tradicional, o modelo online tem um grande apelo pela comunicação virtual. 

Pois, isso garante que consiga lidar com o mundo virtual e as vantagens que ele proporciona. Além disso, é preciso considerar as dimensões da fluidez da informação e da hiperconectividade que tem ocorrido nos últimos tempos. 

Entenda nesse artigo como realizar um congresso online de uma maneira planejada e que gere resultados satisfatórios. Sendo que uma grande vantagem é o fato das pessoas não precisarem se deslocar para participar do evento.

Como foram criados os congressos online

A pioneira desse conceito foi Ruth Buczynski, uma psicóloga estadunidense. Dessa forma, ela começou com palestras online, exibidas em uma data e hora pré-estabelecidas. Então, seu nome passou a ser referência no assunto, assim como sua empresa.

Durante seus eventos, chamava palestrantes que são especialistas em um determinado tema. Além disso, realizava entrevistas e as exibia durante uma série de seis semanas em média.

No Brasil, esse modelo foi apresentado no treinamento da Fórmula de Lançamento. Logo foi trazido por Érico Rocha, que prestou consultoria para Alan Pakes. Após isso, o segundo identificou que poderia realizar reuniões semelhantes no país.

A primeira empresa a fazer congressos online foi o CONAED. Em consequência, os lucros alcançados foram elevados e o resultado não demorou para ser divulgado. Assim, esse modelo passou a ser buscado entre as mais diversas marcas e negócios.

Esse meio é cada vez mais comum, trazendo uma nova realidade para as pessoas. Ou seja, é possível discutir sobre os mais diversos temas e buscar conclusões consistentes. Também, os investidores e clientes passam a ser buscados de uma outra forma.

Por que é importante realizar um congresso online?

O congresso tem como objetivo reunir determinado número de profissionais para discutirem sobre um assunto. Dessa maneira, compartilham conhecimento e apresentam para um público que se interessa sobre isso.

Ao participar desse tipo de evento, a pessoa busca refletir sobre algo e melhorar sua vida. Por isso, fazer congressos online faz com que passem a ver as coisas de uma maneira diferente.

Para planejar uma forma de proporcionar esse momento, é preciso ter um propósito. Assim, as pessoas saberão o que esperar e poderão decidir se querem ou não participar. 

Conquistar participação ativa é o ponto principal para conseguir fazer com que funcione como deseja. Logo, fazer com que suas pautas sejam interessantes garante que o resultado seja positivo.

Conforme os congressos funcionam, as pessoas passam a querer ter acesso a eles. Pois, notarão uma ajuda grande vinda graças a eles. Desse modo, você passa a ter mais nome e reconhecimento por fazer congressos online.

Vantagens e benefícios de fazer congressos online

Todos os profissionais mais experientes que buscam uma carreira firme participam de congressos. Assim como professores e alunos de graduação marcam presença dentro desse meio. Por isso o público para esses eventos é muito grande

Podemos destacar algumas vantagens em realizar congressos online, tais como:

  • Ser contratado para consultorias;
  • Aumentar o reconhecimento profissional;
  • Virar referência e autoridade nos assuntos tratados;
  • Receber convite por mídias digitais para entrevistas;
  • Alavancar o seu Networking com profissionais que talvez você nunca tenha imaginado conhecer.

Fazer congressos online faz com que você cresça de diversas formas. Por essa razão, é interessante aproveitar a oportunidade para trocar experiências dessa forma.

Passo a passo para fazer congressos online

Para conseguir elaborar essa comunicação virtual é preciso seguir alguns passos. Então, separamos exatamente o que deve ser feito por você, veja a seguir:

Primeiro passo

Ao falar com os palestrantes, apresente o tema e o motivo para que o congresso ocorra. Além disso, considere convidar os profissionais que são referência nacional. Pois, assim terá credibilidade e conquistará as pessoas, a seguir veja as bases para isso.

  • Escolher o nome;
  • Registrar seu domínio;
  • Traçar o perfil do público-alvo;
  • Listar os temas;
  • Preparar as campanhas de anúncio;
  • Divulgar;
  • Começar o contato com os participantes.

Segundo passo

É o momento de começar a organizar as coisas para fazer congressos online. Ou seja, os anúncios e preparações devem ser feitos, veja a seguir a lista:

  • Fazer as configurações necessárias na página e no software de e-mail marketing;
  • Criar perfil do congresso nas redes sociais;
  • Divulgar seu conteúdo;
  • Colocar as campanhas de anúncio para rodar;
  • Contrate um software que seja bom para transmitir;
  • Enviar e-mails diários, avisando sobre as palestras.

Terceiro passo

O mais importante é entregar tudo o que você prometeu ao público. Então, execute todos os passos a seguir antes de iniciar:

  • Monetizar o congresso cadastrando-o em gateway de pagamentos;
  • Construir a página de vendas contendo a carta e vídeo de venda;
  • Fazer um webinário de vendas antes de começar a fazer congressos online, isso ajudará a atrair as pessoas.

4 dicas para fazer congressos online inesquecíveis

Após entender como esse evento pode ser útil para você, é necessário saber como se destacar. Por esse motivo, separamos algumas dicas preciosas para que coloque em prática. 

1- Comunique-se 

A interação com seu público deve ser feita com até um mês de antecedência. Pois, é ideal que ele já esteja preparado, assim como o seu projeto. Então, esteja sempre em contato com sua lista de e-mail.

2- Tenha uma boa execução

Quando há definição sobre a data, horário, tema e palestrantes, tente ao máximo seguir isso. Assim, as pessoas saberão que têm responsabilidade e cumpre com sua palavra ao fazer congressos online.

3- Interaja com o público durante o congresso

Ao longo da transmissão, faça perguntas e comentários direcionados a quem assiste. Dessa maneira, a sensação de contato e interesse é maior. 

4- Tenha uma interação pós-evento

Ter uma interação com seu público após o congresso faz com que tenha acesso ao feedback. Ou seja, você descobre o que pode melhorar e o que tem dado certo em seu trabalho.

Não deixe de fazer congressos online

A nossa intenção com este artigo foi esclarecer como realizar congressos online para que se tornem inesquecíveis. Assim como mostrar as possibilidades que estão ao seu alcance.

Giovanna Robalo

Giovanna Robalo