• Início
  • Online
  • Eventos online não vão acabar: como será o futuro dos eventos?
Eventos online não vão acabar

Eventos online não vão acabar: como será o futuro dos eventos?

Embora os eventos online tenham se intensificado muito durante os tempos de isolamento social, o mundo e as vivências tecnológicas já estavam indicando que esse caminho seria seguido para grande parte do mercado.

Se você quer saber mais sobre o futuro dos eventos e como deverá ser esse cenário após o fim da pandemia da Covid 19, leia mais informações sobre como eventos online não vão acabar, irão apenas se transformar em um novo formato que une o virtual com o presencial.

Contexto dos eventos online

Os eventos online começam a ganhar muita força no Brasil especialmente com a vinda das faculdades EAD. Assim, descobriu-se uma nova forma de aprender e estudar, com ferramentas interativas que visavam garantir o aprendizado e a participação dos alunos.

Com o passar dos anos, o formato “a distância” foi adotado em outros cenários, por conta de suas diversas vantagens. Porém, com a chegada da pandemia e as medidas de distanciamento social, os eventos online se tornaram a realidade da indústria, que teve que se adaptar rapidamente para continuar entregando conteúdo, conexão e interatividade no meio virtual.

Vantagens de eventos online

Uma grande vantagem dos eventos online e que também são garantia de que eles não vão acabar é a gama de possibilidades que o formato proporciona. É possível usar plataformas para palestras ao vivo, interação entre participantes, chat para debates e networking, além de acesso a atividades já gravadas.

Da mesma forma, congressos, seminários, cursos e treinamentos também podem ser muito vantajosos quando realizados de forma online.

Os eventos online poupam os custos de deslocamento e de tempo dos participantes, que podem estudar, trabalhar e se conectar com o mercado em qualquer lugar, especialmente sem sair de casa.

A contenção de custos para uma empresa que deseja fazer um evento online é muito grande, mesmo considerando os gastos com serviço de alta qualidade para realização do evento. Imagine os gastos e trâmites de organização de um evento único no país para uma empresa de nível nacional?

Eventos online não vão acabar

Por isso, se tem algo que conseguimos assegurar é que os eventos online não vão acabar nesse momento, o que deve acontecer é a ascensão de um formato que não é novo, mas não tão conhecido: o híbrido. Os eventos híbridos misturam elementos presenciais e virtuais, garantindo uma experiência completa para os participantes. Não se trata de priorizar nenhum dos formatos, mas de garantir a integração entre eles. Leia esse post para saber mais.

Com o isolamento social, os eventos online aumentaram em mais de 300% somente no Brasil. E como quase tudo no mercado, passaram a fazer parte da vida das pessoas. A tendência é realmente a de permanência e desenvolvimento do modo tecnológico.

Os avanços da tecnologia para eventos

Mas a organização desse tipo de formato também fez com que houvesse inúmeros avanços para a realização desses, o que permanece e deve se ampliar mesmo nos momentos após a pandemia.

Um grande exemplo disso foram as plataformas para reuniões e salas de aula virtuais, que se multiplicaram e passaram a oferecer funcionalidades antes nunca imaginadas.

A necessidade do momento foi o que ampliou também o acesso às funcionalidades diferenciadas que nem todos conheciam. Além desses fatores, é necessário pensar ainda que os eventos realizados de forma online trouxeram vantagens para organizadores e participantes.

O futuro dos eventos: como estar preparado?

Além de muito estudo e de entender os movimentos do mercado, quem trabalha com a realização de eventos online ou híbridos não pode deixar de contar com uma equipe amplamente especializada e uma plataforma segura e completa. Aqui na Softaliza já estamos nos adaptando aos novos formatos e com certeza temos a solução personalizada para seu evento. Entre em contato e conheça mais.

Giovanna Robalo

Giovanna Robalo