Marketing para Eventos Online

Marketing para Eventos Online: passos iniciais

Mesmo os eventos online devem contar com a ajuda do marketing para ser divulgado de maneira adequada e o público-alvo saber da sua realização. 

Mas por onde começar? Continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir tudo sobre marketing para eventos online: passos iniciais.

  • Defina o público-alvo do seu evento
  • Crie uma estratégia de canais de comunicação 
  • Invista em mídia paga nas redes sociais 
  • Tenha uma assessoria de imprensa
  • Faça a divulgação em universidades 

Defina o público-alvo do seu evento

Entre os passos iniciais do marketing para eventos online está definir o seu público-alvo. Afinal, apenas determinando para quem ele é direcionado que se torna possível desenvolver uma estratégia assertiva de divulgação.

Portanto, coloque na ponta do lápis todas as informações ao seu respeito, como gênero, faixa etária, formação escolar, média salarial, profissão, etc. Quanto mais dados você conseguir reunir, melhor será o resultado obtido com as ações de promoção do seu evento. 

Crie uma estratégia de canais de comunicação 

Outro passo importante é criar uma estratégia de canais de comunicação, para tanto, escolha aqueles mais utilizados pelo seu público. Aqui, entende-se a importância de definir o público do seu evento.

De acordo com o seu perfil você pode usar canais físicos, além dos digitais. De todo o modo, hoje, as redes sociais se mostram muito eficientes. E-mail marketing e artigos em blogs parceiros também são úteis. E claro, faça um site do evento, para concentrar todas as informações. 

Invista em mídia paga nas redes sociais 

Conforme a audiência do evento pode ser vantajoso incluir na estratégia de marketing a mídia paga em redes sociais. O Facebook Ads é um exemplo, onde se cria um anúncio e a própria rede social ajuda a direcioná-lo a quem pode se interessar por ele.

Se o seu evento é direcionado a dois ou mais perfil de público, a segmentação é essencial, e com o Facebook Ads também se consegue fazer isso. Outra vantagem é que o pagamento pelo anúncio é em forma de créditos, assim, apenas quando os interessados clicam no anúncio o valor é descontado.

Tenha uma assessoria de imprensa

Contar com uma assessoria de imprensa é mais um passo importante na divulgação profissional do seu evento. A equipe está apta a redigir o press release e a enviá-lo aos meios de comunicação.

Seus profissionais também fazem o meio de campo quando os veículos de comunicação quiserem entrevistas ou mais informações, além de ajudar com a organização e realização do evento. 

Faça a divulgação em universidades 

Se o evento for direcionado a estudantes e professores, mais uma dica de marketing para eventos online é fazer uma divulgação diretamente nas universidades da região, estado, país e mesmo em outros países. Claro, em conformidade com o intuito do evento. 

A vantagem dele ser online, aliás, é que mesmo quem estiver distante fisicamente pode participar.  Para a realização do seu evento online, a Softaliza disponibiliza a plataforma ideal. Nela você pode personalizar o evento conforme suas necessidades. Clique aqui e confira.

Giovanna Robalo

Giovanna Robalo