Melhores plataformas para fazer videoconferências

Melhores plataformas para fazer videoconferências

Conheça as melhores ferramentas para se reunir com a sua equipe

As soluções tecnológicas para videoconferência são muito úteis nas mais variadas situações, elas permitem que você tenha encontros mais rápidos entre equipes que estão espalhadas em diferentes lugares. Aliás, todo contexto do ano de 2020 acabou tornando essas soluções ainda mais importantes. Desse modo, nesse post você irá conhecer as melhores plataformas para fazer videoconferências, seja para se reunir com sua equipe, amigos ou fazer eventos online.

Porém, existem muitas ferramentas dentro do mercado, o que acaba fazendo com que muitas empresas tenham dúvidas na hora de escolher as soluções de videoconferência que vão utilizar.

Para que você não tenha que lidar com essa dúvida, nós iremos listar a seguir as melhores ferramentas, falando sobre todas as suas especificidades. 

Jitsi

O Jitsi é uma plataforma de código aberto, sendo gerenciada por comunidades espalhadas por todo o mundo. Ou seja, são as pessoas que fazem o Jitsi acontecer.

Ter acesso ao Jitsi é algo muito simples. Assim, tudo o que você precisar fazer é acessar o endereço: meet.jit.si ou fazer o donwload do aplicativo. Aí só resta fazer o cadastro e começar a fazer suas videoconferências por ele.

Uma das grandes vantagens do Jitsi é que ele tem um uso muito intuitivo. Por isso, qualquer pessoa consegue usá-lo tranquilamente, sem ter grandes dificuldades.

De qualquer modo, veja a seguir quais são os principais recursos do Jitsi:

  • Não há nenhuma restrição quanto ao número de participantes de uma conferência. Ou seja, se a sua equipe é muito grande, essa pode ser a solução perfeita.
  • Não é necessário ter uma conta ou passar por algum processo mais detalhado de cadastro.
  • Todas as salas de videoconferência são controladas por senha, por isso você terá maior privacidade.
  • Todas as salas são criptografadas.
  • O áudio e vídeo do Jitsi são entregues com uma ótima qualidade, de modo que a experiência da reunião possa ser mais proveitosa.
  • Você pode usar o Jitsi diretamente do navegador do seu computador ou celular, por isso é mais simples de usar que a maioria das outras soluções.
  • Você pode usar um recurso de abaixar e levantar a mão para obter atenção.
  • É possível ter acesso a estatísticas e dados sobre as reuniões.
  • Você pode integrar o Youtube a reunião para que todos vejam um vídeo.

Se você tem interesse em usar o Jitsi, comece a testar o seu uso e então veja o que você e sua equipe acham!

Zoom

Nos últimos anos o Zoom acabou ganhando muita relevância, por isso é que hoje acaba sendo considerado uma das principais soluções na área de videoconferência, tendo um foco ainda maior em Webinars.

De qualquer forma, o Zoom possui um plano gratuito, o que já é muito bom. Nesse plano gratuito é possível transmitir áudio, vídeo, compartilhamento de tela e manter até 100 participantes por reunião. No entanto, cada reunião deve ter no máximo 40 minutos.

Além disso, você também pode gravar as reuniões, e os usuários sempre podem enviar mensagens e arquivos de texto para os membros desse grupo de reunião no Zoom. Saiba mais sobre como gravar videochamadas no Zoom nesse post.


Claro, existem muitas outras funcionalidades dentro desse aplicativo, mas para ter acesso a todas elas é preciso investir nos planos pagos. Contudo, Isso não é um problema, visto que os valores cobrados no Zoom costumam ser bem adequados ao que está sendo oferecido. Portanto, vale a pena você conferir.

Google Meet

O Google Meet é um serviço de videoconferência do Google que está atrelado ao G Suite, um serviço pago do Google.

Como todo tipo de serviço oferecido pelo Google, o Google Meet possui uma qualidade muito acima da média, tanto que em seus recursos avançados, conta com até 250 participantes por chamada e 100.000 espectadores de transmissão ao vivo.

Skype

Há muito tempo presente no mercado, o Skype é um dos principais serviços de chamadas de vídeo, possuindo uma marca muito forte.

Você tem acesso gratuito no Skype a bate-papo via vídeo, chamadas para fora do país, mensagens de textos, compartilhamento de tela e também vídeo HD. Vale a pena conferir!

Microsoft Teams

O Microsoft Teams é um aplicativo de videoconferência e colaboração da Microsoft, que substitui o Skype for Business.

Essa ferramenta está gratuita para todos por hora, devido ao coronavírus. 

Hoje os seus principais recursos incluem assistência de agendamento, anotações, compartilhamento de tela, além de gravação de reuniões e envio de mensagens instantâneas. 

Gotomeeting

Outra solução tecnológica para videoconferência é o Gotomeeting, uma plataforma de videoconferência que possui mais recursos do que o próprio Zoom, sendo muito utilizado por vários escritórios ao redor do globo.

Como conta com boas funcionalidades, é fácil de usar e tem um ótimo suporte, se torna uma solução muito interessante para a maioria das pessoas.

No plano gratuito, há suporte para 3 pessoas, compartilhamento de  tela, videoconferência, áudio e reuniões de até 40 minutos. Além disso, também há possibilidade de integrar calendários, chamadas, realce de desenhos, gravação ilimitada, transcrições e muito mais.

O Gotomeeting é uma solução que vale a pena conferir!

Join.me

Com o Join.me você pode fazer videoconferências rápidas em grupo, com a garantia de que elas irão se integrar facilmente ao Outlook, Office, Trello, Slack, G Suite, Hubspot, Salesforce e muitos outros.

Ou seja, é uma solução que pode ser muito útil em uma enorme gama de casos!

Zoho Meeting

O Zoho Meeting é a última solução integrante da nossa lista, mas isso não significa que ela está longe de ser tão boa quanto as outras. Aliás, muito pelo contrário. Você consegue ter facilidades com o Zoho Meeting que inclusive não são encontradas nos outros serviços da lista.

Com o Zoho você pode participar de reuniões e fazer webinars com um ótimo áudio, vídeo e com compartilhamento de tela em tempo real.

Além disso, as reuniões podem ser gravadas, e isso ajuda a entregar mensagens importantes para as pessoas que não puderam estar presentes.

De qualquer modo, é importantíssimo ressaltar que cada uma dessas soluções pode se adequar melhor ou pior as suas necessidades e por esse motivo é preciso testar cada uma delas. Como são todas gratuitas, simplesmente não há nada a perder.

Confira cada uma delas e então comece a usá-las para realizar suas videoconferências!

Carolina Rosa

Carolina Rosa