Gravar seu evento

Por que gravar seu evento?

Gravar seu evento

Um evento é uma atividade que envolve muito trabalho. Por isso, o ideal é que possa-se aproveitar ao máximo esse esforço. Partindo deste princípio, parece bem simples responder ao questionamento “por que gravar seu evento?”.

Nós poderíamos começar pelo motivo mais básico. Você não deveria se beneficiar apenas com o que acontece no “ao vivo”, afinal a tecnologia te oferece muito mais. Ou seja, quando você pensa em gravar seu evento, você está criando uma forma de aumentar os resultados do trabalho dedicado da sua equipe. 

Mas como você pode ampliar esses ganhos?

Melhorando a qualidade dos materiais de divulgação

Você precisa divulgar os trabalhos da sua empresa. Eventos são ótimas formas de firmar-se como especialista na área de atuação. Por isso, é importante divulgar essas ações, mas desde que isso seja bem feito. Se você gravar o seu evento, poderá realizar a divulgação com fotos de qualidade (mesmo que sejam prints dos vídeos). Além disso, contará com trechos do evento, mostrando tanto a qualidade das falas, quanto a quantidade de participantes. 

Vendendo sessões gravadas

Nem todo mundo consegue estar presente no dia do evento. Mesmo em um evento híbrido, as pessoas nem sempre têm condição de participar. Entretanto, isso não quer dizer que elas não poderão ter acesso ao conteúdo.

Gravar seu evento pode significar uma nova fonte de receita para a empresa. Além disso, aumenta as chances de fidelização de clientes. Afinal, as pessoas estarão em contato com a companhia frequentemente, pois sempre terão conteúdos de qualidade para assistir. 

Aumentando o valor para patrocinadores

O evento gravado e constantemente divulgado é ótimo para os patrocinadores. Afinal, a logo deles não aparecerá somente no dia do evento. Quando você for vender o seu planejamento para possíveis patrocinadores, deve deixar claro que toda vez que o evento for vendido ou divulgado, eles terão seus nomes mencionados. 

Portanto, é muito mais rentável colaborar com iniciativas como essa. 

Lembre-se: gravar o seu evento é uma forma de aprendizado

Nenhum evento é perfeito. Por isso, é importante utilizar as experiências anteriores para descobrir quais são as falhas e como elas podem ser sanadas. Uma ótima forma de fazê-lo é assistindo aos eventos anteriores. Assista-os no dia seguinte, depois faça comparações com as outras edições. Descubra o que está melhor e o que ainda pode melhorar!

Como gravar o seu evento?

Prepare contratos de direito de imagem

Não se esqueça de conseguir os direitos para uso da gravação. Inclusive, é necessária autorização para usar essas imagens para divulgação. Por isso, peça para o seu jurídico preparar contratos de concessão de direito de imagem. 

Além disso, não esqueça de que todos os participantes do evento devem assinar os contratos antes da gravação. 

Avise aos participantes antes do evento começar 

“Este evento será gravado”. Essa é uma das primeiras coisas que devem ser anunciadas. Afinal, alguém pode optar por não fazer perguntas para não aparecer no vídeo. Mas essa escolha só pode ser tomada se o participante estiver consciente da gravação. Portanto, reforce essa informação em alguns momentos durante o evento!

Salve em mais de um lugar

Assim que a gravação for finalizada, salve-a. Mas não conte com apenas um computador. Salve em mais de um lugar e sempre coloque o vídeo na nuvem. Pode ser que demore um pouco para carregar, mas você pode se arrepender se não o fizer. Portanto, tenha sempre esse cuidado. 

Em caso de eventos híbridos ou online: cuidado com os microfones

Algumas pessoas teimam em deixar o microfone do computador ligado mesmo quando não estão falando. Isso é péssimo para a gravação do seu evento. Por isso, tenha uma pessoa responsável só para desligar o microfone dos participantes. É um serviço trabalhoso e não muito divertido. Entretanto, ele é essencial. O microfone de alguém pode causar sérios prejuízos para a qualidade da sua gravação. 

E aí, gostaram do nosso conteúdo? Então nós te convidamos para saber mais sobre as nossas opções para eventos online. Nossa equipe está sempre à sua disposição para sanar dúvidas. 

Referências: 1 e 2

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo