Webinar Live

Webinar live ou gravado: qual o melhor?

Muita gente, quando pensa em webinar, pensa em conteúdo ao vivo. Entretanto, essa não é uma regra que precisa ser seguida. Você pode muito bem fazer um webinar gravado. Mas qual será a melhor opção? Criar um modelo de webinar live ou ou deixar tudo pré gravado? 

O webinar está cada vez mais marcado como um bom formato de conteúdo. Afinal, é uma forma de espalhar conhecimento ou fazer a apresentação de uma companhia (ou produto) sem se preocupar com restrições geográficas. É claro que esse formato sofreu um boom por causa da pandemia. Mas seria injusto dizer que apenas isso o fez crescer. Esse crescimento tem sido observado há alguns anos. Não apenas no Brasil, mas em várias partes do globo. 

Leia também: Webinar: o que é e como fazer?

Nós podemos separar vários pontos positivos dos webinars. Mas, de maneira resumida, podemos dizer que é uma forma de:

  • Entrar em contato com o seu público alvo em qualquer parte do globo;
  • Criar autoridade sobre um assunto;
  • Economizar recursos financeiros. 

Como em qualquer estratégia de marketing, é fundamental planejamento. Afinal, existem modos de criar o seu conteúdo e isso é determinante para atingir (ou não) o sucesso. Ou seja, para que seus objetivos sejam alcançados, você precisa avaliar todos os pormenores, buscando as melhores soluções para o seu evento específico. 

Portanto, o texto de hoje não possui uma resposta simples. Afinal, existe uma grande quantidade de variáveis que devem ser avaliadas de acordo com as particularidades e expectativas de cada organização. Entretanto, nós podemos apresentar os pontos positivos e negativos do formato de webinar live e do pré gravado. 

Mas qual será a melhor opção para você?

Webinar Live: algumas particularidades

O webinar live é uma apresentação ao vivo. Portanto, quem quer trabalhar dessa forma precisa se preparar muito bem. Afinal, neste formato existem mais opções de imprevistos. Além disso, não é possível refazer nada e, consequentemente, todos os palestrantes precisam estar muito bem preparados para falar. E para responder perguntas. 

Certifique-se de escolher uma boa plataforma para a realização do seu webinar. Afinal, é importante fazê-lo com o máximo de segurança. Não se esqueça que, na internet, também existem problemas.  Portanto, escolha uma plataforma que te ajude a evitar invasores. Também é importante conhecer bem essa plataforma e ter o auxílio de uma equipe para solucionar qualquer problema técnico. 

Leia também: Gestão de crise em eventos: como fazer?

Esse é o melhor formato para se conectar com os participantes. Afinal, as pessoas participam mais quando sabem que, do outro lado, há alguém que lê o que elas têm a dizer. 

É importante saber lidar com os erros. Afinal, isso faz parte da natureza humana. Se, ao errar (ou perceber um erro), o palestrante conseguir agir de modo bem humorado, ele terá mais chances de conquistar a audiência. 

Além disso, as pessoas têm uma tendência natural de prestar mais atenção em conteúdos ao vivo. Entre outros fatores há o fato de que aquele é o único momento em que poderão aprender e perguntar. Por isso, é mais difícil deixar a oportunidade passar. 

O único problema disso é a seleção do melhor horário para o webinar. Afinal, você pode atingir pessoas de vários países. Mas sem nunca se esquecer das diferenças de fuso. Ou seja, pense bem em quais países você deseja atingir. Tente encontrar um momento em que não seja nem tarde e nem cedo demais para ninguém. 

Não esqueça que o webinar live permite que o usuário tenha as suas perguntas respondidas no ato. Isso atrai o público e é uma maneira de turbinar o conteúdo do seu webinar. Afinal, você pode descobrir, em tempo real, o que a sua audiência está buscando. Seu conteúdo pode ficar ainda mais rico! 

Há mais uma questão a ser observada aqui. Se você prestar atenção, perceberá que muita gente participa de mais de um dos seus webinars. Essas pessoas são possíveis clientes. Por isso, tenha uma atenção extra com elas. Entenda quais suas maiores dúvidas e dores. Crie conteúdos em cima disso, apresente soluções, mostre que você está pronto para atendê-las. 

O webinar pré gravado

O webinar pré gravado não admite erros. Afinal, você teve tempo para gravar, regravar e editar o conteúdo. Inclusive, é importante que a edição do vídeo seja muito bem feita. O fato de que ele é pré gravado não significa que não é possível fazer perguntas. A diferença é que elas serão respondidas  por escrito ou com a gravação de outro vídeo. 

É claro que nesse formato, as pessoas têm a tendência de interagir menos. Além disso, elas costumam ter menos paciência com esses vídeos. Portanto, podem assistí-lo em vários dias, picotando o conteúdo. Por isso, você precisa se esforçar ainda mais, para criar um conteúdo que seja muito chamativo. 

Entretanto, aqui há menos opções de problemas. Afinal, com as regravações e as edições, você pode criar o seu “conteúdo ideal”. 

Webinar Live ou pré gravado?

Como eu disse, é impossível responder essa pergunta em um âmbito amplo. Você precisa compreender as suas necessidades e, além disso, a sua capacidade. Com quantos problemas você está preparado para lidar? Qual formato mais se encaixa com a sua equipe?

Entendendo bem os dois formatos e seus objetivos, vai ser fácil decidir qual é o formato ideal para você. Mas não faça isso sozinho. Converse com a sua equipe e com um time especializado. 

O time da Softaliza, por exemplo, está preparado para te auxiliar nessa decisão. Fale conosco ainda hoje! 

Referência

Ebook Gratuito Como fazer evento online
Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo