Gamificação em eventos

Gamificação em eventos: o que é e como utilizar?

O que é gamificação?

Qual é a melhor forma de aprendizado? Qual o melhor modo de conseguir aproveitar ao máximo as atividades diárias? O que você precisa saber para ajudar na interação entre as pessoas e o seu conteúdo? A gamificação em eventos pode ser a resposta para todas essas perguntas!

Antes de mais nada é necessário explicar o que é a gamificação. Essa palavra também é muito conhecida pelo inglês “gamification”. É um conceito moderno que pode ser aplicado ao ensino, ao trabalho e, além disso, para atividades diárias. 

A ideia da gamificação é aumentar a interação e o desempenho individual e coletivo. Por isso, essa é uma iniciativa que deve ser bem planejada antes de ser colocada em prática.

Mas como essa atividade surgiu no mercado?

O primeiro contato com a gamificação surge nos video games. É por isso que esse estilo de trabalho recebeu esse nome iniciado com “game”. Basicamente, percebeu-se que a ideia de fazer divisões de tarefas por fases, bem como o fornecimento de recompensas é uma ótima forma de estimular as pessoas. 

Portanto, a gamificação é um modo de incentivo. Mas como é possível trabalhar com esse método em eventos?

Como funciona a gamificação em eventos?

A gamificação é ótima para gerar a interação nos eventos. Dessa forma, os participantes se sentirão parte de tudo o que está acontecendo. Além disso, é um modo de melhorar a qualidade da transmissão do conteúdo. 

Por isso, o ideal é que você crie momentos no evento. Assim, ficará mais fácil para a organização compreender cada instante da gamificação. 

Além disso, fica mais simples para o participante entender como ele está avançando na tarefa. Por mais que exista uma recompensa, as pessoas ainda podem perder o interesse se não conseguirem visualizar nenhum avanço. Portanto, deixe em evidência quais são os passos para a finalização de cada etapa. 

Isso não quer dizer que você precisa investir em vários prêmios. Você pode simplesmente trabalhar o seu “jogo” de uma forma em que cada fase ajude o participante a acumular pontos. 

Sendo assim, é bem interessante intercalar os momentos teóricos e os práticos. No caso, quando os participantes puderem praticar o que estão aprendendo, nós falamos em gamificação. 

Gamificação na Softaliza

A plataforma de eventos da Softaliza é completa. Por isso, nós já contamos com recursos próprios para a realização da gamificação. Isso é uma ótima forma de te ajudar. Entretanto, não significa que nós não podemos sugerir outras opções. 

Leia também: Plataforma Completa de Eventos: por que essa é a melhor escolha?

A primeira coisa que nós oferecemos é a possibilidade de fazer pesquisas durante o evento. Isso é um ótimo modo de compreender o que o usuário está achando de tudo. Em eventos online, por exemplo, nós podemos colocar na tela perguntas como “o que você está achando do evento?”. A cada resposta, o usuário ganha pontos.

Além disso, esse recurso permite a criação de quizzes. Assim, é possível fazer perguntas sobre o conteúdo e atribuir pontuações para as respostas corretas. 

Mas não é apenas isso que você pode fazer! 

Você pode (e deve) aproveitar todos os recursos da plataforma. Com a criação de várias salas simultâneas é possível, por exemplo, criar ambientes para debates. Além disso, você pode investir em espaços para a realização de jogos e quizzes ao vivo. 

Gostou dessa opção? A plataforma completa da Softaliza pode te ajudar muito! Quer saber como? Entre em contato com a gente. 

Picture of Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo