Você sabe o que são eventos híbridos? Quais as suas possibilidades e vantagens? Sabe como organizar um?
Neste post trouxemos alguns insights importantes para deixar você por dentro do assunto e já se antever para essa nova tendência que promete revolucionar o setor de eventos.
Então, se você tem interesse nesse assunto, continue por aqui e tenha uma boa leitura!
Introdução
Os eventos são uma das maiores estratégias de disseminação da educação e cultura. Não à toa, seminários, palestras e congressos são adotados pelas grandes instituições de ensino há muito tempo e, por isso, trata-se de um modelo validado.
Porém, nos últimos tempos, esse setor precisou se reinventar e migrar para a modalidade virtual para que esses encontros pudessem continuar acontecendo. Isso possibilitou que essa área se desenvolvesse muito rápido.
Apesar das inúmeras desvantagens do isolamento, ele permitiu que olhássemos com mais atenção para as infinitas vantagens que existem nos eventos on-line.
Todos sabemos que os eventos presenciais nos proporcionam experiências únicas e insubstituíveis, mas é inegável que os eventos virtuais permitiram um alcance muito maior de pessoas, o que democratizou o acesso à educação, diminuiu os custos, foram mais lucrativos, entre tantos outros pontos positivos.
Por isso, experienciando e conhecendo a fundo todas as vantagens de cada uma das modalidades, a tendência para o futuro é unir o melhor dos dois mundos, mesclando, em um mesmo evento, componentes presenciais (físicos), com elementos on-line (virtuais).
Possibilidades de um evento híbrido
Quando falamos em unir as experiências virtuais e físicas no mesmo evento, você deve se perguntar: “como fazer isso”?
As possibilidades são muitas, mas as mais comuns e que têm se mostrado mais eficazes são as seguintes:
- Eventos presenciais, com plateia reunida e o palestrante se apresentando online, por meio de videoconferência.
- Palestrante presente no evento, se apresentando para a platéia e todo o conteúdo sendo transmitido para outros participantes online
- Intermediador presente no local para conduzir uma videoconferência em grupo, e transmiti-la para os participantes
- Plataformas virtuais de interação em eventos presenciais, nas quais os participantes podem interagir por meio delas.
- Mídias online fazendo a cobertura completa do evento e transmitindo ao vivo para o público da web.
Afinal, quais as vantagens de um evento híbrido?
1. Mais e melhores oportunidades para patrocinadores
Como vimos anteriormente, essa estratégia pode aumentar muito o número de participantes em seu evento. Essa é uma grande oportunidade para atrair melhores patrocinadores, uma vez que eles estarão interessados nos leads qualificados que você conseguiu reunir.
Por isso, pensar em formas eficazes de conectar o seu público com seus patrocinadores é essencial.
E, para ajudar você a conseguir bons patrocinadores para o seu evento, preparamos o e-book “Como conseguir patrocínio para o seu evento online“, é gratuito e você pode acessar agora mesmo para ter ótimos insights
2. Maior alcance
Agora que você sabe que existem muitas possibilidades de promover um evento híbrido, já deu pra ter uma ideia do alcance que ele pode ter, certo?
Principalmente em um país com dimensões continentais, como é o caso do Brasil, era muito difícil reunir em um único ambiente pessoas de diferentes regiões e, quando era possível, a adesão não era tão grande.
Agora, é possível manter todas as experiências positivas do evento presencial e transmiti-lo ao vivo ou gravado para todo o país e, se formos um pouco mais longe, para participantes de outros países também.
3. Mais lucrativos
Uma das grandes questões enfrentadas em eventos presenciais, eram os altos custos com deslocamento do palestrante, hospedagem, infraestrutura do evento e, mesmo que os organizadores conseguissem cobrir todos esses custos, em alguns casos, ainda não era possível levar o palestrante até o local da apresentação por conta da indisponibilidade de horários.
Agora, com a modalidade híbrida, essa questão se resolveu, pois os gastos com deslocamento e hospedagem podem ser cortados e existe uma maior flexibilidade de horários para o palestrante, o que aumenta as chances de tê-lo presente.
4. Permite o acesso ao conteúdo após o evento
Outra questão muito importante é que, quando no evento híbrido o conteúdo é gravado e transmitido para o público na Web, esse conteúdo pode ser salvo e disponibilizado para os participantes posteriormente. Não parece um sonho? Reviver todos os melhores momentos daquela palestra incrível no conforto de casa?
Esse pode ser um grande diferencial para a promoção e divulgação do seu evento, principalmente quando se trata de congressos e palestras educacionais, que transmitem conteúdos de muito valor e os participantes se interessam em revisitar o assunto outras vezes.
E aí, gostou do conteúdo?
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você e sua equipe a compreender melhor a estrutura dos eventos híbridos e suas possibilidades.
Nós, da Softaliza, estamos comprometidos com o sucesso do seu evento e, para isso, nos colocamos à sua disposição. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo!
Agora, boa sorte e mãos à obra!