Gestão de Associados

A Revolução do PIX na gestão de associados e eventos

A evolução dos meios de pagamento reflete diretamente as mudanças nas necessidades e preferências dos usuários, exigindo que plataformas de gestão, especialmente aquelas dedicadas a associados e eventos, permaneçam na vanguarda da inovação. A Softaliza, consciente dessa dinâmica, implementou o PIX em suas plataformas de gestão de associados e de eventos no meio de 2021, marcando um ponto de virada significativo no atendimento às demandas de seus clientes.

A Ascensão do PIX: Um Olhar sobre os Dados da Softaliza

Desde a adoção do PIX nas plataformas de gestão de associados e eventos da Softaliza em meados de 2021, testemunhamos uma revolução nas preferências de pagamento dos nossos clientes. Em 2022, a paisagem de pagamentos mostrava uma divisão com predominância do boleto, representando 50.9% das transações, seguido pelo cartão de crédito com 41.4%, e o PIX, então uma novidade, com 7.7%.

A transformação ao longo do tempo foi notável: em 2023, o PIX disparou para 54.2%, ultrapassando significativamente os outros métodos, com o cartão de crédito e o boleto ajustando-se para 26.6% e 19.2%, respectivamente. Essa tendência de crescimento do PIX continua em 2024, solidificando sua posição como o método preferido, atingindo em Janeiro 59.8%, enquanto o cartão de crédito manteve-se em 26.0% e o boleto reduziu ainda mais para 14.2%.

evolucao-pagamentos-pix-softaliza

Esses dados refletem uma clara mudança nas preferências de pagamento, com o PIX emergindo como a opção dominante para transações de associados e eventos geridos pelas soluções da Softaliza.

Benefícios do PIX para Gestão de Associados e Eventos

A integração do PIX pelas plataformas da Softaliza trouxe benefícios incontestáveis, tanto para a gestão eficiente quanto para a satisfação do usuário, incluindo:

  • Transações Instantâneas: Agiliza pagamentos e recebimentos, facilitando a gestão financeira de eventos e associações.
  • Fluxo de Caixa: Enquanto os pagamentos por cartão de crédito são disponibilizados apenas após 30 dias, os PIX são instantâneos na conta da associação ou evento.
  • Segurança Aprimorada: Transações seguras que protegem as informações financeiras dos usuários.

O Futuro dos Pagamentos nas Plataformas da Softaliza

A Softaliza acredita que o boleto está caminhando para o desuso nas transações digitais, prevendo sua utilização futura apenas em casos específicos, como pagamentos por nota de empenho. Esse prognóstico está alinhado com a tendência de digitalização e busca por eficiência e praticidade em todos os aspectos da gestão financeira de associações e eventos.

Adaptando-se à Nova Era dos Pagamentos Digitais

A implementação do PIX pela Softaliza não é apenas uma resposta às tendências de mercado, mas um compromisso com a inovação e a melhoria contínua da experiência do usuário. Ao oferecer o PIX como uma opção de pagamento, as plataformas de gestão de associados e de eventos da Softaliza não apenas atendem às expectativas atuais, mas também se preparam para o futuro, assegurando uma posição de liderança no ecossistema digital em evolução.

A capacidade de se adaptar e adotar novas tecnologias de pagamento, como o PIX, evidencia o compromisso da Softaliza com a excelência e o sucesso de seus clientes. Enquanto avançamos, fica cada vez mais claro que soluções inovadoras em pagamentos serão fundamentais para diferenciar e elevar a gestão de associados e eventos a novos patamares de eficiência e satisfação.

Luiza Alves

Luiza Alves