Logo UFES

Case de sucesso: UFES e Softaliza realizam o ONTOBRAS.

Seminário de Pesquisa em Ontologias no Brasil (ONTOBRAS) é realizado anualmente e a UFES – Universidade Federal do Espírito Santo estava organizando a 13º edição desde 2019. Entretanto, o distanciamento social trouxe mudanças nos planos. Confira abaixo como a Softaliza colaborou com a comissão da UFES para a realização de um Seminário Científico completamente online utilizando a plataforma Ciente Live da Softaliza.

“Com a chegada da pandemia, todos os eventos começaram a migrar para um formato online. Apesar de no início ainda termos a esperança de no final do ano realizá-lo de forma presencial ou híbrida, ficou claro no segundo semestre que isso não iria acontecer. Então a gente precisava de uma solução para transmitir o evento.” 

Solicite uma análise gratuita e descubra a melhor solução para seu evento

O grande desafio da organização do ONTOBRAS, agora realizado online, era fazer com que um evento tradicionalmente presencial, com apresentação de artigos, palestras e outras atividades, ocorresse da melhor forma possível no formato virtual. A equipe tinha experiência com eventos presenciais, mas no ambiente digital esse foi o primeiro desafio.

“A partir desse problema a gente tinha uma verba de fomento do Governo do Estado e a utilizamos para contratar uma empresa especializada, a Softaliza, para nos dar esse apoio, porque a gente tem que gerenciar várias coisas da estrutura do evento, então se a gente tivesse que ficar preocupado com a infraestrutura, transmissão, e tudo mais, poderíamos colocar o sucesso do evento em risco. Para a gente foi importante contratar uma empresa que cuidasse disso com profissionalismo.” 

Sobre a experiência durante o evento, a organização do COB se considera com expectativas superadas.

“Foi um evento muito positivo, em todos os sentidos. Diante da dificuldade de tempo, de organizar um evento para mil pessoas, com várias salas simultâneas, tudo ocorreu dentro de uma organização muito boa. Fiquei muito feliz com o resultado final, gostei muito da parte visual da plataforma, gostei bastante de como foi conduzido o bastidor, a retaguarda que vocês deram pra gente foi bastante importante para nós, resolvendo os problemas, que foram muito poucos diante do tamanho do evento e de como a organização foi rápida.”

A equipe de organização conheceu a Softaliza através da recomendação de uma empresa já conhecida pelo time.

“A Softaliza foi recomendada pela Alessandra Leitão, da Creacteve, uma empresa do Rio de Janeiro de organização de eventos. Quando a gente viu que precisaria de uma solução para realização de evento online a gente pediu recomendação pra ela e ela indicou a Softaliza e mais algumas empresas. Dentre elas a Softaliza fez a melhor proposta.” 

Em relação ao desenvolvimento e implementação da plataforma, a equipe considera esse processo muito tranquilo.

“O Paulo, da equipe de vocês, depois que já havíamos fechado todos trâmites burocráticos, se colocou sempre a disposição, estabelecemos as ações que precisavam ser feitas. Da nossa parte foi basicamente enviar alguns arquivos e escolher uma das salas virtuais criadas pela Softaliza. Depois foi só uma questão de dar acesso. Foi feito sem muita preocupação da nossa parte, o que foi importante.“

Durante a realização do evento, em Novembro de 2020, tudo saiu como o esperado.

“Foram pouquíssimas ocorrências e essas foram resolvidas rapidamente. O evento, da nossa parte como organizadores, ocorreu muito bem e também tivemos muitos elogios dos demais participantes. Dentro do contexto em que estamos, o evento supriu as expectativas. Até superou as expectativas. O evento conseguiu atingir o objetivo de congregar as pessoas e agora a gente vê que tem alguns benefícios nos eventos online, como viabilizar a participação de mais pessoas. A gente também consegue publicar os vídeos que foram gravados, o conteúdo do evento praticamente todo fica acessível eternamente, digamos assim”.

O 13º ONTOBRAS  foi realizado em novembro de 2020, em quatro dias de seminário com palestras, painéis e sessões técnicas na plataforma Ciente Live, um produto Softaliza.

“A Softaliza tirou da nossa mão e resolveu o problema de forma bastante profissional e eficaz, permitindo que a gente se concentrasse no conteúdo científico. A gente agradece bastante”