Uma boa estratégia para divulgar seu evento irá impactar diretamente seus resultados. O melhor de tudo é que com a popularização das estratégias de Marketing Digital nunca foi tão fácil e democrático fazer uma campanha de divulgação.
Mas, apesar das facilidades, é importante conhecer as técnicas e compreender o processo.
Para isso, recomendamos um post aqui no nosso blog falando sobre o planejamento de eventos online. Então, acesse para compreender os fundamentos de uma campanha de divulgação.
Depois disso, siga a leitura para colocar a mão na massa e compreender como aplicar cada uma das estratégias.
Tenha uma boa leitura!
Introdução
Organizadores de evento sabem como era difícil fazer uma campanha de divulgação quando a TV aberta era o principal canal de comunicação.
O sonho de qualquer divulgador era ter seu anúncio emitido no horário nobre da Rede Globo, mas era caríssimo. Além disso, os anúncios não eram segmentados e não se podia medir a taxa de conversão precisamente.
Mas agora, com as infinitas possibilidades do Marketing Digital, todos os envolvidos em um evento só têm razões para comemorar. O processo de divulgação é muito mais barato, preciso, eficaz e possibilita uma avaliação de resultados mais exata.
Por isso, confira agora os quatro principais canais de comunicação que você poderá usar nas suas estratégias e como utilizar cada um deles.
Além disso, ao final, preparamos uma dica para você. Então, siga a leitura até o fim para não perder nada.
3 Principais canais de comunicação para divulgar seu evento
1) Redes Sociais
As redes sociais possuem um grande potencial em uma campanha de divulgação por permitir uma proximidade maior com o público-alvo e uma comunicação mais segmentada, pessoal e interativa.
Por isso, ao optar por essa estratégia o primeiro passo é definir as redes sociais que serão utilizadas para entregar a sua mensagem. Confira algumas sugestões: Instagram
- Youtube
- Telegram
É preciso entender o propósito e funcionamento de cada uma das redes sociais para adaptar o formato do conteúdo e desenhar a estratégia de comunicação.
2) E-mail Marketing
Outra estratégia muito eficiente para divulgar o seu evento são os famosos E-mails Marketing. Por meio deles, você pode entregar uma mensagem personalizada, pessoal e com muito valor agregado e tudo isso de forma segmentada e estratégica.
Então, na hora de montar o fluxo de e-mails para realizar a sua divulgação, tenha em mente a importância de conceitos como funil de vendas e jornada do cliente.
Além disso, a estratégia de E-mail Marketing não deve ser utilizada só para divulgar o evento, mas para nutrir seus inscritos durante todo o processo.
Para otimizar essa comunicação, é importante que seu evento seja transmitido por uma plataforma que já oferece essa solução, como é o caso da Ciente Studio.
Por meio dela, você pode segmentar toda a comunicação por e-mail com seus inscritos e personalizá-la de acordo com a identidade do seu evento. Para conhecer essa solução, clique AQUI!
Assim, você conseguirá atingir a sua persona na sua necessidade e persuadi-la de uma forma muito mais eficaz.
3) Divulgar seu evento com Anúncios Pagos no Google
Em qualquer outra plataforma em que você realizar a sua campanha, você irá levar muito tempo com produção de conteúdo e só colherá os frutos de todo o trabalho a longo prazo.
Já com a plataforma de anúncios do Google você terá resultados quase que instantâneos em suas campanhas e poderá medir o desempenho delas em tempo real.
Apesar de ser uma das estratégias mais caras dentre todas as opções, é muito vantajosa.
Pense que seu evento estará sendo exposto em uma rede de pesquisa que conecta o mundo todo e a sua solução será apresentada para aquela pessoa que já está buscando pelo que você oferece.
Dessa forma, a comunicação do seu anúncio pode ser muito mais pessoal e direcionada, pois a sua persona já reconheceu seu problema, compreendeu que necessita de uma solução e está na última etapa, que é buscar por quem apresenta essa solução.
Por isso, na hora de desenhar a estratégia, é essencial separar uma parte do orçamento para os anúncios pagos do Google.
Produção de conteúdo para divulgar seu evento
Você já ouviu falar a respeito de um professor de psicologia chamado Robert Cialdini?
Ele se tornou conhecido pelo seu livro “As armas da persuasão”.
Em seu livro ele aborda algumas técnicas utilizadas no discurso para persuadir alguém. Uma delas é a reciprocidade.
Depois de muitos estudos, ele chegou a conclusão que as pessoas são mais receptivas à um pedido depois de receberem algo em troca, mesmo que não tenham solicitado.
Veja bem, isso se aplica a diversas áreas e no Marketing não seria diferente.
Por isso, antes de oferecer o seu evento, pedir um e-mail ou tentar vender algo, agregue valor à vida da pessoa.
Como você pode fazer isso?
Gerando um conteúdo que seja tão útil para a sua persona ao ponto de ela se sentir em dívida com você.
Por isso, ofereça conteúdos gratuitos e de qualidade durante a sua estratégia de divulgação e temos certeza de que a sua campanha será um sucesso!
E aí? Gostou do conteúdo?
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a entender o passo a passo de uma boa campanha de divulgação online.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer te atender!