• Início
  • Online
  • Como fazer um evento online com segurança e estabilidade
Como fazer um evento online com segurança e estabilidade

Como fazer um evento online com segurança e estabilidade

Se os eventos online já estavam sendo ferramentas importantes para realização feiras, palestras e congressos antes da pandemia do Covid 19, com o isolamento social, aprendemos que eventos online podem ser garantia de sucesso e público garantido. No entanto, ainda existem algumas dúvidas comuns sobre a organização de um evento online. Portanto, se você deseja saber como fazer um evento online com segurança e estabilidade, confira nesse post.

O crescimento dos eventos online

Parecia impensável até tempos atrás que grandes eventos fossem feitos através da internet. O servidor poderia cair, assim como a conexão dos participantes e a invasão de pessoas não convidadas poderia ocasionar problemas, sobretudo em eventos fechados.

Mas o avanço da internet encurta distâncias e é um fenômeno indispensável nos dias de hoje! Não é mais possível pensar em congressos, convenções, palestras, seminários e afins sem considerar que grande parte desses eventos, sobretudo em tempos que exigem isolamento social, são feitos de forma online.

Com a intensificação dessa forma de eventos, alguns requisitos se tornaram fundamentais para quem faz a organização, ainda que em eventos menores. A segurança digital passou a ser um item fundamental e indispensável para quem deseja promover um bom evento online com segurança.

Passo a passo para criar um evento online com segurança

A produção de um evento online pode demandar tantas dúvidas quanto a organização de um presencial. Entre as principais dúvidas de quem está organizando o evento é qual plataforma usar e, principalmente, como fazer um evento online com segurança!

Planejamento é tudo

Sem planejamento, as chances de que um evento online dê certo são bastante remotas. O ideal é ter tudo registrado, com tarefas, responsáveis e prazos. É importante também contar com apoio especializado.

Para criar seu planejamento de forma eficiente, é importante ter em mente quais são os objetivos de seu evento. Disseminar conhecimento? Reunir a comunidade? Gerar leads? O que queremos atingir com a realização desse evento? Responder essa pergunta é essencial!

Definir os objetivos, tempo de duração, quem vai falar, a programação, espaços de fala, de interação e afins é fundamental para que o evento funcione de forma organizada.

Título do evento

O título do evento não é o tema, portanto, cuidado. Se você está organizando uma convenção empresarial, o título pode ser algo em relação ao nome da empresa mais o tema que será debatido na convenção. 

O mesmo se aplica a palestras. Se o tema for debater Educação, o título deverá se referir ao tema, mas será melhor explorado. Escolha sempre um título chamativo, que deixe os públicos interessados em participar do evento! Lembre-se também de escolher um título fácil de ser encontrado em mecanismos de busca!

Para quem é voltado o evento

Saber muito bem o público alvo de seu evento evita dores de cabeça em relação a divulgação e até mesmo quem poderá ou não acessar a plataforma do evento na data marcada. Se você está organizando um evento para uma empresa específica, por exemplo, somente os funcionários convidados deverão receber o link que dá acesso ao local.

No entanto, é preciso ter cuidado redobrado com a organização de um evento online com segurança, em qualquer caso!

Informações com precisão

Publique as informações sobre seu evento de forma clara e objetiva. Horário de início, até que horas os convidados poderão acessar, por qual plataforma, horário de encerramento, a programação e também o formato.

Existem eventos que permitem as falas simultâneas, outros não, portanto, esses itens devem estar bastante claros já durante a organização do evento.

Como fazer um evento online com segurança

Para organizar um evento online com segurança, o ideal é contar com ferramentas que garantam uma boa organização e realização, que reduzam muito as chances de invasão, vazamento de dados e outros problemas que podem ocorrer em eventos online.

As plataformas da Softaliza, por exemplo, utilizam a hospedagem AWS, que é uma ferramenta que garante a hospedagem de dados em nuvem. Além de todas as possibilidades de hospedagem em nuvem, a ferramenta AWS ainda oferece inúmeras ferramentas de segurança que podem auxiliar muito em produções de eventos online.

Algumas ferramentas da Softaliza que garantem a segurança e estabilidade do seu evento:

  • Tudo de acordo com a LGPD
  • Conexão Segura
  • SSL
  • Backups automáticos em nuvem
  • Login único por IP
  • Ferramentas de bloqueio em ataques coordenados
  • Firewall
  • Senhas criptografada

Agora que você já sabe como realizar Eventos Online com segurança e estabilidade!

Conheça outras funcionalidades da plataforma Softaliza para tornar seu evento mais interativo e atrativo para os participantes. Solicite uma demonstração gratuita!

Giovanna Robalo

Giovanna Robalo