Softaliza
Dinâmica quebra gelo

Dinâmica quebra gelo em palestras: como fazer?

Ser palestrante pode ser muito mais fácil com apoio de quem assiste. Por isso, você deve conquistar a sua audiência desde o princípio. Isso depende muito do conteúdo, é claro. Mas uma boa dinâmica quebra gelo sempre pode ajudar! 

Para começar, vamos falar mais sobre o que é uma dinâmica quebra gelo. O nome já é relativamente explicativo, certo? Mesmo assim, é importante dizer que trata-se de uma forma de deixar as pessoas mais à vontade. Ou seja, um modo de mostrar que a participação delas é bem vinda. 

Sendo assim, podemos dizer que qualquer dinâmica quebra gelo precisa ter alguns cuidados. Por isso, nós separamos algumas dicas para você!

Pense na dinâmica quebra gelo como algo interativo

A dinâmica quebra gelo tem o objetivo de aumentar a interação. Portanto, quando você for prepará-la pense se sua estratégia realmente incentiva esse ponto. Ou seja, as atividades que você pretende propor realmente farão com que as pessoas tenham vontade de participar?

Um ótimo exemplo é uma palestra para estudantes. Se você começar com perguntas sobre o tópico, conseguirá duas vantagens. A primeira é o fato de que a platéia ficará atenta e participativa. A segunda é que será mais fácil entender o nível de conhecimento dos alunos. 

Dessa forma, torna-se mais fácil a compreensão da linguagem a ser utilizada. Além disso, você poderá, se necessário, adequar o conteúdo durante a palestra. 

Faça de modo divertido

A participação das pessoas acontece de forma mais simples com um incentivo. Portanto, não deixe de levar isso em consideração. Não há a necessidade de fazer algo muito elaborado. Muitas vezes, como na gamificação, basta o incentivo de um prêmio. 

Leia também: Gamificação em eventos: o que é e como utilizar?

Um professor com uma caixa de chocolate, por exemplo, pode conquistar muito dos alunos. Inclusive, algumas perguntas podem ser “pegadinhas”. Ou seja, algo que parece simples, mas não é. Dessa forma, as pessoas também tendem a ficar mais interessadas. Afinal, jogos costumam atrair o público. Quanto mais difíceis, melhor. 

Cuidado para não constranger ninguém

É claro que a ideia inicial é que todos participem da dinâmica. Entretanto, nós precisamos entender e respeitar as individualidades. Nem todo mundo gosta de participar desse tipo de atividade. Talvez a pessoa seja muito tímida e não queira se expressar perante toda a audiência. Por isso, é fundamental que você não tente forçar a participação. 

Esse tipo de incentivo muitas vezes não ajuda a pessoa a se posicionar. Pelo contrário, pode deixá-la acuada e, consequentemente, fazer com que ela se isole ainda mais. 

Inclusive, dependendo do nível de constrangimento, isso pode gerar um mal estar no ambiente. Você lutou para deixar as pessoas mais soltas, não perca isso. 

Deixe em evidência qual é a dinâmica quebra gelo

Você já foi a algum evento ou palestra e viu as pessoas se perguntando “o que está acontecendo?”. Isso é muito comum. Entretanto, não significa que seja algo bom. É fundamental que as pessoas entendam exatamente o que elas devem (ou deveriam) estar fazendo. 

Vamos usar uma dinâmica com perguntas e respostas, por exemplo. A audiência deve entender que a sua pausa na fala é para aguardar respostas. Se isso não for explícito, as pessoas podem pensar que é apenas uma pausa para reflexão. Ou que sua pergunta era meramente retórica. Portanto, dê instruções claras sobre os próximos passos. 

Lembre-se: a dinâmica quebra gelo pode ser feita em qualquer formato

Seu evento pode ser presencial, híbrido ou online. A dinâmica quebra gelo pode ser realizada em qualquer circunstância. Talvez você tenha a necessidade de adaptar um pouco os jogos. Mas é apenas isso. Você ainda pode quebrar as barreiras e contar com a participação da audiência. 

A Softaliza pode te ajudar nessa organização. Quer saber como? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo! Estamos esperando você. 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo