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Eventos digitais: veja o que são e como digitalizar o seus!

Evento é uma reunião de pessoas com um propósito definido, organizado com antecedência por especialistas. Eventos digitais seguem o mesmo propósito, mas em um ambiente parcialmente ou 100% online. 

A tendência é que, cada vez mais, os eventos se tornem digitais, mesmo que apenas em algumas partes do processo. Se atentar a essa mudança e se adaptar a ela, é a forma mais inteligente de obter sucesso ao promover um. 

Por isso, preparamos esse post para mostrar a você porque todo evento deve se digitalizar, mesmo que em partes, como fazer isso, dar alguns exemplos que são validados e funcionam e apresentar a você algumas soluções para ajudá-lo nessa tarefa. 

Então, continue a leitura e tenha ótimos insights! 

Por que todo evento deveria se digitalizar?

A Pandemia da Covid-19 modificou o mercado e esse cenário acelerou a transformação digital. O setor de eventos não ficou para trás e também foi afetado por essas mudanças.

As aulas, congressos, seminários e outros tipos de eventos online não eram novidade. Mesmo antes da pandemia eles já aconteciam com frequência, mas nesse cenário ele se desenvolveu muito rápido. 

O que pudemos observar é que aqueles que estavam preparados para se digitalizar, saíram na frente e não sucumbiram diante de um cenário difícil. 

Então, percebemos que a digitalização já era importante, mas agora ela é necessária e. Infelizmente, aqueles que não se atentarem para isso, não conseguirão acompanhar o mercado de eventos nos próximos anos.  

Como digitalizar seu evento 

Ainda que seu evento venha a ser presencial, a tecnologia estará sempre presente.

Por isso, veja algumas ideias para usar a tecnologia a seu favor.

1) Divulgação de eventos digitais  

Como já mencionamos em nosso último post “Planejando seu evento online”, realizar a divulgação de um evento era uma tarefa árdua, cara e sem resultados efetivos. 

Quando o principal meio de comunicação era a TV aberta, era impensável conseguir transmitir uma mensagem de forma clara, que fosse segmentada e ainda medir precisamente os resultados da campanha de divulgação. 

Agora, com a popularização das estratégias de Marketing Digital, essa tarefa se tornou mais fácil e eficaz. 

São inúmeros os canais de comunicação e ferramentas disponíveis para desenvolver uma campanha incrível e com bons resultados. Veja alguns exemplos: Redes sociais, E-mail Marketing, Anúncios pagos no Google, entre muitos outros. 

Para aprender a desenvolver a sua estratégia de divulgação em cada um desses canais, acesse nosso post: “Como divulgar seu evento online”. 

Além disso, nele, demos algumas dicas importantes para produzir um conteúdo de valor. 

2) Inscrição em eventos digitais

Depois de realizar uma excelente campanha de divulgação online e atingir a sua persona, o que se espera é colher bons resultados. Um dos indicadores do sucesso de um evento é o grande número de inscritos. 

Mas, de nada adianta realizar uma campanha de divulgação online eficiente se, na hora de converter o seu lead, você não possuir um bom processo de inscrição. 

Para isso, é preciso se atentar a toda a jornada de compra da sua persona e a experiência do usuário em cada um dos processos. 

Ter uma ficha de inscrição precisa, funcional e que proporcione uma boa experiência ao seu público, é essencial para que ele finalize o processo e se inscreva no seu evento. 

3) Interatividade em eventos digitais

Uma das principais motivações que levam as pessoas a participarem de eventos, sejam eles online ou presenciais, é a busca por interatividade. Os seres humanos são essencialmente sociais e essa busca é inerente a ele. 

Por isso promover a interatividade em eventos é tão importante. E, para fazer isso, você pode contar com a tecnologia, mesmo que seu evento seja presencial. 

Algumas ferramentas no mercado fornecem excelentes soluções para ajudar você nessa tarefa. Por exemplo, a Edu Pulses é uma ferramenta baseada em metodologias ativas de ensino. Ela promove a interação entre os participantes do evento e mediadores. 

Por meio dela, você pode fazer enquetes, quizzes, sorteios, acompanhar o desenvolvimento dos participantes enquanto eles interagem, entre muitas outras funcionalidades. 

Por isso, abuse do uso de tecnologias para melhorar a qualidade e a interação em seus eventos.  

3) Atividades gravadas

Outra vantagem dos eventos 100% digitais é o acesso a todo o material depois do evento. Mas essa não precisa ser uma solução oferecida apenas em eventos online. 

Se você souber usar a tecnologia a seu favor durante seus eventos, todo o conteúdo pode ser gravado e disponibilizado para os participantes posteriormente. Isso fideliza seu público e aumenta seu NPS. 

Por isso, avalie a possibilidade de digitalizar essa área na promoção de seus próximos eventos, pois, certamente, será um sucesso. 

Todos gostariam de reviver os melhores momentos de uma palestra, seminário ou congresso que participaram e se desenvolveram. 

Importância de contar com uma plataforma para o seu evento digital

Colocar em prática cada um desses pontos listados acima, será uma tarefa muito mais fácil se você contar com uma plataforma especializada nisso.

Contar com um Software que, no mesmo lugar, realiza a divulgação personalizada do seu evento, gere e organiza o processo de inscrições, promove a interatividade dos participantes e, além de tudo isso, faz a gestão da comunicação de uma forma personalizada é essencial. 

A plataforma Ciente Studio, abarca todos esses pontos e muitos outros para facilitar e otimizar todo o processo de planejamento, organização, divulgação e realização de um evento. 

Para conhecer mais nossa solução, agende uma demonstração, será um prazer atendê-lo! 

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Joyce Rosa