Softaliza
Networking online

Networking online: dicas para se comunicar virtualmente

Eventos online existem e podem ser muito bons. Entretanto, ainda há muitas dúvidas sobre o tema. Uma das principais preocupações é com o networking. Por isso, nós separamos algumas dicas para a realização do networking online.

Todo profissional precisa de contatos. Essa prática é fundamental para o desenvolvimento de bons trabalhos. Mas também é necessária para o desenvolvimento da carreira. Afinal, esses contatos podem nos auxiliar em alguma atividade. Além disso, podem nos indicar boas oportunidades de trabalho. 

Se nós pensarmos no meio acadêmico, por exemplo. Os pesquisadores precisam conhecer gente do mundo inteiro. É claro que isso acontece em eventos. Mas como é possível manter o contato com essas pessoas? Pela Internet, é claro. 

Portanto, é possível dizer que os pesquisadores precisam fazer o networking online. Isso é natural. Além disso, é necessário. Afinal, é mais fácil desenvolver um trabalho de pesquisa com a colaboração de outras pessoas. 

Porque pesquisar individualmente, se há alguém fazendo um estudo semelhante em outro lugar? Felizmente, a tecnologia permite que você colabore com pessoas do mundo todo. 

Leia também: 5 benefícios dos eventos científicos online

Por isso, não pense que o presencial é a única forma de conhecer novos profissionais. Esse pensamento te impedirá de buscar novas oportunidades. 

Mas como você pode fazer o networking online? Essas dicas podem te ajudar 

Dicas de networking online 

Descubra onde as pessoas estão 

É difícil encontrar profissionais sem nenhuma rede social. Afinal, essa é uma ótima ferramenta de networking online. Por isso, você deve descobrir qual rede social está sendo utilizada por pessoas da sua área. 

Além disso, participar de eventos online pode te ajudar muito! As pessoas costumam partilhar seus contatos profissionais nesses eventos. Essa também é uma ótima forma de descobrir o tipo de conteúdo que tem atraído pessoas da sua área. 

Por isso, não deixe de aproveitar essas oportunidades.

Faça uma pesquisa 

Você vai encontrar muitas pessoas que trabalham na mesma área que você. Mas quem é interessante conhecer? Vamos voltar ao exemplo acadêmico. Muita gente fez biologia. Mas há um número reduzido de pessoas que estudam insetos. Suponhamos que sua pesquisa seja sobre mosquitos, então há ainda menos pessoas no mundo que você precisa conhecer. 

Portanto, antes de mais nada descubra quem são essas pessoas. Além disso, não deixe de ver qual o melhor modo de se conectar com elas. Seria pelo LinkedIn? Por email?

Ao participar de eventos,anote os nomes e contatos dos profissionais que te interessam. 

Leia também: Eventos online: pesquisa mostra que cientistas querem manter-se digitais

Há mais um ponto a ser levado em consideração. Redes sociais são ótimos meios de encontrar alguém. Mas algumas delas são utilizadas mais para a vida pessoal do que profissional. Portanto, use ferramentas como o Instagram ou página pessoal do Facebook como um último recurso. 

Obviamente, existem exceções. Se você localizar uma pessoa em um grupo de pesquisa no Facebook, você pode utilizar essa plataforma para a comunicação. 

Mas tente encontrar um email antes de simplesmente enviar uma DM no Instagram. 

Apresente-se

Não é fácil se apresentar online. Nós sabemos disso. Muita gente tem medo de incomodar. Afinal, em um evento nós sabemos que as pessoas querem estabelecer contatos. Mas isso é uma realidade sempre?

Via de regra, sim. Como eu disse no começo do texto,  o networking é fundamental para todo profissional. Portanto, o mais natural é que as pessoas sejam receptivas. Mesmo se não for o caso, você só saberá se tentar. Por isso, não deixe de apresentar-se.

Para o primeiro contato é importante compreender a plataforma que você está utilizando. O Facebook é menos formal do que um email, por exemplo. Além disso, é fundamental levar em consideração as diferenças culturais de cada país. 

Sendo assim, recomenda-se que o primeiro contato seja mais formal. Afinal, é difícil errar ou ofender alguém com esse registro. Por outro lado, a informalidade excessiva, pode gerar algum mal entendido. 

Crie grupos

Falar com os profissionais que te interessam é ótimo. Entretanto, quer você os tenha conhecido de modo presencial, quer tenha sido online, você precisa manter esse contato. Por isso, o networking online é necessário para todos.

Crie grupos de discussão para facilitar a manutenção da conversa. Esteja aberto para ser incluído em grupos que já foram criados. Não deixe de alimentar esses grupos com conteúdo relevante. 

Dessa forma, você poderá fortalecer os laços com a sua rede de contatos. 

Seja fácil de encontrar 

Lembre-se que não é só você quem deseja conhecer pessoas. Portanto, seja fácil de localizar na Internet e em eventos. Na sua biografia das redes sociais escreva sua área de atuação. Além disso, escreva sua forma de contato de preferência  (seu email, por exemplo).

Utilize um nome de usuário fácil de localizar. 

Ao participar de eventos também mencione seus contatos. Especialmente o seu email profissional. 

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre eventos online? Nosso time está pronto para te auxiliar. Fale conosco. 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo