Divulgação de eventos online

8 Vantagens de realizar eventos online

A internet se tornou um espaço para a realização de inúmeras atividades, que até então aconteciam apenas offline. É o caso dos eventos que, mais do que nunca, encontram um lugar seguro e eficiente no mundo digital.

Já parou para pensar nos benefícios da internet para os mais diversos tipos de eventos? Então, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir as 8 vantagens de realizar eventos online.

  1. Aumentar o alcance do seu evento 
  2. Maior engajamento do público 
  3. Redução dos custos de organização e execução
  4. Garantia de realização do evento 
  5. Uso posterior do conteúdo gravado 
  6. Praticidade em realizar o seu evento 
  7. Objetivos atingidos com mais sucesso
  8. Utilização de plataformas personalizadas

1 – Aumentar o alcance do seu evento 

Entre as vantagens de realizar eventos online está o de aumentar o alcance do seu evento. Afinal, quando ele acontece na internet pode ter a participação de um público muito mais amplo, independente do local em que estiverem. Até mesmo pessoas de outros países podem participar.

Esse é um dos grandes benefícios dos eventos realizados no mundo digital, a inexistência de fronteiras, o que torna ainda a ocasião mais acessível a qualquer interessado.

Mesmo que haja um valor de inscrição, quem deseja participar não depende de deslocamentos físicos e toda a logística que envolve participar de eventos fora da sua cidade. Esse é um dos principais atrativos para que mais pessoas estejam presentes no seu evento online. 

2 – Maior engajamento do público 

O maior engajamento do público é mais um benefício de realizar eventos no mundo digital. Isso porque não só o seu público pode ser muito mais numeroso do que seria caso o evento fosse físico, mas também porque ele consegue interagir com os organizadores e com as atrações.

Para tanto, o evento deve contar com um chat para que os participantes façam perguntas e comentários. Essa proximidade com o público é essencial para o sucesso do seu evento, bem como para atingir possíveis objetivos, como educar a plateia, apresentar um novo produto ou fortalecer uma marca. 

3 – Redução dos custos de organização e execução

Outra das vantagens de realizar eventos online é a redução de custos, tanto em relação à organização quanto a execução. Por acontecer na internet, alguns custos simplesmente não existem, como o aluguel de espaço físico e as despesas com alimentação, decoração, pessoal para a recepção, segurança e outros.

Dessa forma, de acordo com a situação, o evento pode ser tornar até mesmo mais barato, no caso de haver um valor para participar. Claro que um evento online exige profissionais qualificados para a sua realização, bem como uma plataforma adequada. 

E isso exige um investimento. Por isso, o evento online não costuma sair totalmente de graças. De todo o modo, a economia é bastante considerável para quem realiza e pode ser também para quem participa.  

4 – Garantia de realização do evento 

Por uma série de motivos um evento pode acabar não acontecendo. Se não for ao ar livre, no qual as adversidades do clima podem causar o seu cancelamento, os eventos fechados correm o risco de sofrerem uma série de contratempos e não acontecer. 

As atrações podem ter o seu voo cancelado, os palestrantes podem se atrasar ou ocorrer muitos outros imprevistos. 

Mas nada disso é um problema quando o evento é transmitido pela internet. Sem contar que, hoje em dia, por causa das restrições e protocolos impostos pela pandemia do coronavírus, um grande número de eventos são cancelados.

5 – Uso posterior do conteúdo gravado

Mais uma das vantagens de realizar eventos online é que o mesmo pode ser gravado e, depois, disponibilizado de uma série de maneiras. Ele pode permanecer disponível para quem não pode conferir ao vivo ou até mesmo ser comercializado, claro, conforme o conteúdo que apresenta.

Além disso, o que é apresentado no evento online pode ser usado na produção de novos materiais e, assim, ter o seu conteúdo totalmente bem aproveitado.

6 – Praticidade em realizar o seu evento 

A praticidade em realizar o evento online é também um benefício importante. Afinal, por mais que os organizadores possuam experiência, cada evento é algo novo e exige uma série de cuidados e muita atenção. Isso porque nada pode dar errado no dia da sua realização.

Embora alguns cuidados ainda sejam essenciais nos eventos online, a verdade é que tudo fica muito mais fácil e simples. Basta contar com as ferramentas certas e organizar um evento de qualidade que chame a atenção do seu público. 

7 – Objetivos atingidos com mais sucesso

Objetivos atingidos com mais sucesso está na lista de vantagens de realizar eventos online. Isso acontece porque, independente de quais forem, certamente, serão alcançados. Se o objetivo é apresentar um produto ou serviço, como vai atingir um público maior, as vendas possivelmente também vão crescer. 

Caso seja fortalecer a marca, as chances disso ocorrer também são maiores, porque se tudo foi organizado do jeito certo, então, haverá muito mais pessoas conectadas. Esses são apenas alguns exemplos, que mostram como eventos online conseguem chegar com mais facilidade aos seus intuitos de realização.

8 – Utilização de plataformas personalizadas

Empresas, entidades, instituições e pessoas que estejam interessadas em organizar e realizar um evento online contam com a oportunidade de utilizarem plataformas personalizadas. Por meio delas, é possível realizar eventos na medida certa de acordo com as suas necessidades.

Além da transmissão ao vivo, podem oferecer outros serviços. Entre eles, um site para o evento, inscrições online, suporte, pagamento e outros. É possível ainda agregar ao evento salas virtuais temáticas.

Para garantir o sucesso do seu evento online, busque por plataformas que ofereçam também uma estrutura personalizada com a identidade visual do evento e stands virtuais para patrocinadores. 

A Softaliza oferece diversas soluções de tecnologia para eventos online, entre elas o Ciente Live, uma plataforma personalizável e exclusiva de eventos virtuais com cara de evento presencial. Clique aqui e solicite uma demonstração!

Giovanna Robalo

Giovanna Robalo