Conferência online

5 benefícios da conferência online

Conferência online

Uma conferência online é uma reunião a distância. Ela é fundamental para qualquer empresa ou associação. Afinal, permite o trabalho sem restrições geográficas. Além disso, é uma ótima forma de permitir o home office com tranquilidade. 

É claro que a ideia da conferência online ainda é uma novidade. Nossa sociedade tem preferência pelos encontros presenciais. Portanto, é preciso conhecer os benefícios dessa prática para realizá-la de forma mais efetiva. Sendo assim, no texto de hoje, nós vamos discutir alguns benefícios da conferência online. Esperamos que assim, seja mais fácil para a sua equipe participar delas de forma eficaz. 

Leia também: Reuniões online: 5 dicas de produtividade

A conferência online funciona melhor do que mensagens de texto

Provavelmente você já ouviu uma piada que diz “mais uma reunião que poderia ter sido um email”. É bem verdade que nem toda conferência online é necessária. Entretanto, nós não podemos – e nem devemos – reduzir tudo à comunicação escrita. 

Afinal, a comunicação visual é muito mais fácil do que quando ela é realizada por texto. Além do fato de que a escrita tem mais chances de gerar ruídos na mensagem, há o fato de que o nosso cérebro processa melhor imagens do que textos. Portanto, é fundamental a realização de reuniões com quem trabalha com você.

Custo benefício

Para membros da equipe é uma ótima forma de economizar recursos. Afinal, eles não precisam se deslocar até o local da reunião. Mas não é apenas para eles que os custos são reduzidos. 

Para começar, não há custo de viagem para colaboradores. Portanto, um grande gasto já foi eliminado. Além disso, há o fato de que não é preciso se preocupar com a alimentação dos participantes. 

Se for uma conferência online com todos os participantes em suas casas, também há a economia de energia e água. 

A conferência online aumenta a produtividade

Por incrível que pareça, a conferência online pode ser mais efetiva do que uma reunião presencial. Afinal, todas as pessoas estarão utilizando o próprio computador de trabalho, tendo acesso a todos os documentos que estão sendo utilizados para a realização das atividades. 

Além disso, também torna-se mais fácil compartilhar esses documentos. Em uma reunião presencial seria necessária a utilização de um projetor e todos os membros precisariam ter acesso ao mesmo, deixando a reunião mais lenta. 

Entretanto, na conferência online, basta fazer o compartilhamento da tela. 

É mais rápido para agendar

Você não precisa se preocupar com viagens. Além disso, não precisa sincronizar as agendas para garantir que todos poderão estar presentes no mesmo local, na mesma data e no mesmo horário. Sendo assim, é fácil entender por que é mais fácil agendar uma conferência online do que uma reunião presencial.

Aumenta a interação entre pessoas que trabalham juntas

O fato das pessoas trabalharem à distância, não significa que elas não precisem se conhecer. Times unidos trabalham melhor e são mais produtivos. Portanto, é fundamental que exista interação. Por isso, a tecnologia é fundamental em todas as suas formas. Ou seja, não permita que toda a comunicação seja por meios de texto ou áudio. Incentive a realização de reuniões. 

Gostou do nosso conteúdo? Saiba como nossa equipe pode te ajudar a preparar as conferências online. Entre em contato com a gente!

Referência 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo