Blog Softaliza
calendário editorial

Calendário Editorial: uma ajuda para criar o seu

O que é calendário editorial?

O calendário editorial é fundamental para sua estratégia de eventos. Afinal, essa é a melhor prática para quem deseja planejar os eventos do ano. Por isso, nós decidimos separar algumas dicas para montar o seu.

Para começar, vamos esclarecer o que é um calendário editorial. Basicamente, é um documento de estratégia de conteúdo. Geralmente, ele é indicado para quem trabalha com blogs e redes sociais. Mas isso é um erro. O calendário editorial é fundamental também para qualquer empresa, associação ou instituição de ensino que crie eventos. Afinal, a organização é a base para o sucesso dessas iniciativas.

Inclusive pelo fato de que não trata-se apenas da data do evento. Mas sim, de toda a cadeia de organização. Ou seja, quando e como será feita a divulgação. Qual será o formato adotado para essa atividade? Onde ela será realizada?

Leia também: Organizar eventos: 5 pilares principais

A utilização de um calendário editorial pode facilitar muito a estratégia dos eventos. Além disso, pode te ajudar na hora de analisar os resultados. Portanto, se você ainda não fez o seu, o momento de criação é agora! 

Os primeiros passos do calendário editorial

Se você abrir um calendário encontrará várias datas comemorativas. Entretanto, nem todas são úteis para você. Afinal, nem tudo está relacionado ao seu negócio. Portanto, o primeiro que você deve buscar são as datas que se relacionam ao seu trabalho. Mesmo assim, a quantidade delas pode ser muito grande.

Por isso, é fundamental definir quais datas fazem mais sentido com a sua estratégia. Como? Definindo expectativas e metas. 

Com as metas estabelecidas, torna-se mais fácil responder a alguns questionamentos. Quais datas comemorativas podem ampliar o significado do seu evento? O seu público espera a celebração de algum dia específico? Seu evento se relaciona a algum acontecimento histórico?

Por exemplo, este ano celebra-se os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Ou seja, toda instituição que trabalhe com artes e letras deveria ter a sua atividade programada. Afinal, essa não é uma celebração que deveríamos deixar passar.

Aliás, esse evento também nos leva a outros fatores. Não podemos nos esquecer que sua celebração acontece em fevereiro de 2022. Nós estamos enfrentando outro momento delicado da pandemia. Portanto, é fundamental pensar nos formatos e no fato de que, provavelmente, um evento online é a melhor opção.

Sendo assim, é fundamental localizar as datas essenciais para a instituição. Dessa forma, você poderá compreender melhor a quantidade de eventos necessários. Consequentemente, torna-se mais fácil fazer o planejamento financeiro. 

Próximos passos

Depois que você tiver estabelecido os seus eventos, é hora de seguir em frente. Como funcionará o processo de divulgação? Qual é o formato ideal para cada evento? Quantas pessoas você deseja atingir? Quem são essas pessoas? Qual o seu orçamento?

Como sempre, você deve criar uma estratégia inicial. Mas não faça nada engessado. Ou seja, estabeleça o tempo utilizado para a promoção. Escolha os canais de divulgação que fazem mais sentido para a sua estratégia. Trabalhe de acordo com o planejamento para a realização do primeiro evento. 

Se nada estiver dando certo, repense. Além disso, não deixe de refazer o planejamento dos eventos posteriores. Afinal, se a sua estratégia já não funcionou com o primeiro, por que você deveria seguir tentando?

O importante é que tudo esteja bem descrito no seu calendário editorial. Dessa forma, será mais fácil seguir os passos estabelecidos. Além do mais, torna-se mais simples compreender onde os erros estão. 

Análise de resultados

A análise de resultados deve ser feita a cada evento. Entretanto, no final do ano vale a pena revisitar todo o calendário editorial. Essa é a melhor forma para entender o que funcionou e o que precisou de alteração. Por isso, não exclua nenhuma das versões criadas para o calendário. Assim, você também poderá compreender quais as mudanças que mais ocorreram. 

Deste modo, você poderá criar no próximo ano, um calendário ainda mais assertivo para os seus interesses! 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre eventos? Nossa equipe está preparada e ansiosa para te ajudar. Entre em contato com a gente!

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo

POSTS RECENTES
TAGS