Eventos Híbridos

Eventos híbridos: o que são e como prepará-los?

O que são eventos híbridos?

Quando nós falamos em eventos híbridos, nós geramos dúvidas. E não é para menos. Afinal, por mais que a ideia seja simples, sua execução é bem complexa. Por isso, hoje nós vamos dar algumas dicas para você se aventurar nessa área.

Vamos começar pelo básico: o que é um evento híbrido? A definição mais simples é: um evento online e presencial. Ou seja, ele reúne elementos de evento presencial combinados com elementos de eventos digitais.

Justamente por isso, falar em eventos híbridos é falar sobre algo complexo. Portanto, antes de se aventurar nessa área, você deve compreendê-la ao máximo. Afinal, é necessário encontrar formas de não gerar prejuízos nem para quem está presencial e nem para quem está online.

As duas opções devem permitir que os usuários participem, explorem e façam conexões. Como isso é possível? Bom, a tecnologia pode te ajudar.

Leia também: Plataforma Completa de Eventos: por que essa é a melhor escolha?

Por que optar pelos eventos híbridos?

Em um primeiro momento nós poderíamos falar apenas do pós pandemia. Nós sabemos que muita gente ainda não está confortável para ficar em aglomerações. Por isso, o evento híbrido é uma ótima opção para atrair público. Afinal, é possível agradar a todos os públicos.

Entretanto, a situação é muito mais extensa. Afinal, os benefícios desse formato vão muito além da realidade pandêmica. Esse tipo de evento te permite atingir um público maior que vai desde de pessoas que estão sem tempo, até pessoas que moram em outros locais.

Mas o que você pode fazer para deixar os eventos híbridos mais atrativos?

Utilize uma plataforma completa

O uso das plataformas completas é fundamental para eventos híbridos. Afinal, essa é uma forma de garantir que você terá funcionalidades disponíveis para quem está vendo o evento online. Como já foi dito, nenhuma das audiências deve sentir que estar perdendo oportunidades.

Portanto, da mesma forma que o evento presencial deve ter várias salas, você também pode fazê-lo no online. Qual será o local para a realização de networking? Como permitir que as pessoas escolham as palestras que desejam acompanhar?

Analise quais serão as diferenças

Fazer conteúdos diferentes para o online e o presencial é uma opção. Entretanto, é necessário compreender exatamente quais serão essas diferenças. Além disso, é importante que elas sejam divulgadas desde o início. Transparência é sempre a melhor opção.

Por exemplo, o evento presencial pode ter um coffee break. Mas e o virtual? Eles podem aproveitar algumas opções de conteúdos exclusivos disponibilizados pela plataforma. Além disso, podem ser incentivados a participar de uma discussão.

Falando em discussão, é importante que mesas redondas, por exemplo, tenham um bom mediador. Essa pessoa deve se lembrar sempre que estará lidando com o presencial e o online.

Faça a divulgação corretamente

Durante a divulgação é fundamental deixar claro o tipo de evento. Deixe em evidência o formato e os benefícios do online e do presencial. Além disso, se tiver venda de ingressos, mostre como o valor de conhecimento do evento compensa o ingresso nos dois formatos.

Explique amplamente como o evento funcionará e não esconda informações. Dessa forma, você evitará reclamações posteriores.

O pós evento

Como foi o seu evento híbrido? Pergunte isso aos participantes. Escute pessoas que participaram das duas versões do evento. Dessa forma, você poderá corrigir os erros para a próxima edição. Assim, será mais fácil atrair público em eventos que o mercado considere de qualidade.

Gostou dessa proposta? Entre em contato com a nossa equipe para saber como nós fazemos eventos híbridos. Estamos prontos para te ajudar!

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo