ROI para eventos online

ROI para eventos online: como calcular?

ROI é uma sigla em inglês. Ela significa ‘return over investiments’, ou seja, retorno sobre investimentos. Essa métrica é fundamental para saber se seus projetos estão gerando retornos rentáveis para a empresa. Mas como fazer o cálculo do ROI para eventos online?

Para começar, uma informação animadora. É mais fácil calcular o ROI para eventos online do que para os presenciais. Por qual motivo? Pelo fato de que o virtual possui mais controle. Portanto, fornece mais dados. 

Lembre-se sempre de que o ROI é fundamental para entender se seus esforços estão trazendo os resultados esperados. Portanto, não é possível deixar de fazer esse controle. 

Mas como você pode fazer esse cálculo do ROI para eventos online?

Determine sua meta 

Para que você possa saber se o seu evento valeu a pena, primeiro você precisa entender as suas expectativas. O que você pretende atingir com essa atividade? Para que essa tarefa seja bem feita é importante ser realista. Seu objetivo precisa ser alcançável. Portanto, não pense que o céu é o limite. Defina exatamente o que você quer. 

Leia também: Organizar eventos: 5 pilares principais

É claro que você não precisa ter uma única meta. Você definir um número mais amplo de objetivos alcançáveis. Por exemplo, educar a sua base e atingir novos profissionais. 

Separe pequenos passos

O que a sua equipe precisa fazer? Qual será o primeiro passo, o caminho percorrido e o que acontecerá por último? Definindo essa estratégia será mais fácil rastrear todas as atividades e os valores investidos em cada uma delas. Além disso, torna-se mais simples compreender o que está funcionando e o que precisa de modificação.

Afinal, quando nós estamos lidando com eventos, sempre precisamos nos preparar para imprevistos. Mas é fundamental ter o controle financeiro desse processo. 

Lembre-se que no evento online tudo é mensurável. Portanto, você poderá ter número exatos de todas as etapas do evento. Antes, durante e depois. 

Calculando o ROI para eventos online

A primeira coisa a ser feita é reunir todos os gastos. Todas as despesas relacionadas ao evento devem ser incluídas aqui. Ou seja, a hospedagem do evento, os funcionários, os palestrantes… tudo! 

Depois você precisa calcular os resultados. A parte financeira é mais fácil de calcular. Mas não é o único valor a ser levado em consideração. Afinal, sua empresa não ganhou apenas financeiramente. Por exemplo, se o seu número de seguidores no Linkedin cresceu, o evento te trouxe essa vantagem. Além disso, é preciso levar em consideração novas adesões à lista de emails e aos seus serviços (se esse for o caso). 

Por isso, veja quanto você gastou, quanto recebeu e veja se valeu a pena. Tudo vai depender da situação da sua companhia. 

Um aviso importante: lembre-se de não medir o ROI só após o evento. Afinal, pode ser que os resultados não surjam tão rápido assim. Portanto, faça o acompanhamento durante alguns meses. 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo