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Divulgação de eventos online

Divulgação de eventos online: Veja como planejar a sua!

Com a popularização dos eventos online, surge também uma nova demanda de estratégias de divulgação para eles. 

Por isso, é de extrema importância que, ao organizar eventos e pensar sobre a divulgação, a equipe envolvida tenha os conhecimentos necessários de tudo que envolve estratégias de Marketing. 

Então, se você tem interesse nesse assunto, continue a leitura e tenha ótimos insights! 

Introdução

Quando pensamos em qualquer estratégia de Marketing, sabemos que primeiro devemos fazer todo o plano de ação e planejamento estratégico. Somente depois disso, começamos a execução.

Por isso, nesse post iremos apresentar a você algumas dicas para planejar a sua campanha de divulgação. Então, após compreender essa parte, você poderá partir para os conteúdos de execução, combinado?

Planejando a divulgação de eventos online

A etapa de planejamento é muitas vezes negligenciada por parte dos organizadores na hora de divulgar o evento. 

No entanto, essa é uma etapa importante, que exige cautela e atenção, pois um bom planejamento de divulgação é crucial para a adesão do seu público ao seu evento. 

Para isso, é necessário realizar uma pesquisa aprofundada de alguns pontos chave, que são essenciais para compreender a atmosfera em que seu evento está inserido. 

Confira alguns pontos importantes a se pesquisar antes de começar a sua divulgação: 

– Pesquisa do público-alvo

Se você já nos acompanha por aqui, sabe que estamos sempre trazendo em nossos conteúdos a importância de conhecer o público-alvo na hora de organizar um evento, afinal, toda a comunicação é voltada para ele e acertar esse ponto é decisivo para o sucesso do seu evento. 

Conhecer profundamente esse público não é importante apenas para a produção do conteúdo que será entregue no evento, mas também para realizar uma campanha de divulgação da forma mais precisa possível. 

Saber onde ele está, como se comunica, interage, seu hábitos e o que gosta, é fundamental para direcionar toda a sua estratégia de comunicação para atingir essas pessoas. 

Para ajudar você a compreender melhor a importância dessa etapa, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto: Como definir o público-alvo. Acesse!

Canais de comunicação para a divulgação de eventos

Quando pensamos em divulgação, logo pensamos em mídia, pois é por meio dela que entraremos em contato com a nossa persona. 

Por isso, uma boa pesquisa sobre os possíveis canais a serem utilizados na campanha de divulgação é tão importante. 

Você deverá listar todos os possíveis canais de comunicação online disponíveis, mapear onde a sua persona está mais presente, por onde ela interage mais para, assim, selecionar o seu veículo de comunicação. 

Veja alguns exemplos que você poderá utilizar para entregar sua mensagem à sua persona: 

  1. Email Marketing 
  2. Instagram 
  3. Facebook 
  4. Google 

Quem são meus concorrentes

Outra forma de compreender o contexto em que seu evento está inserido, a recepção do seu público a esse tipo de conteúdo, seus anseios e suas insatisfações é conhecendo seus concorrentes. 

Fazer uma pesquisa detalhada de como seus potenciais clientes têm reagido às entregas de seus concorrentes, pode ajudar você a otimizar suas campanhas de divulgação, solucionando os problemas relatados pelo seu público.

Você pode fazer isso acompanhando os comentários dos participantes sobre o evento concorrente nas plataformas deles e, assim, compreender quais os gargalos ainda estão presentes e solucioná-los na sua divulgação. 

Afinal, é sempre melhor aprender com o erro do outro.

Cronograma de divulgação de eventos

O sucesso de uma campanha de eventos está diretamente relacionado com a frequência e a qualidade da comunicação. Mas, para isso, é necessário planejar todo o cronograma de divulgação com antecedência. 

Para esse fim, você pode fazer um calendário editorial. Ele consiste em uma estratégia de Marketing, na qual todo o cronograma de publicações fica organizado em um único documento. Nele você definirá os conteúdos a serem divulgados, as datas, a frequência e os canais.  

Dica da Softaliza

Com a quantidade de conteúdos gratuitos que temos disponíveis na internet, ficou muito mais fácil identificar os problemas em nosso negócio e também ter um norte de como solucionar cada um deles. 

Mas, ainda assim, é importante contar com um profissional especializado na área. Por isso, nossa dica é: Peça ajuda! 

Na hora de executar a sua estratégia de Marketing na divulgação de um evento, é válido avaliar a possibilidade de contratar um profissional especializado em mídias sociais. Isso pode ser feito por meio de consultoria, freelancer, ou até mesmo contratando um novo membro para a sua equipe. 

O planejamento de mídia pode ser a chave de ouro para o sucesso do seu evento, por isso vale a pena investir na ajuda especializada de bons profissionais. 

E aí, gostou do conteúdo? 

Esperamos que esse conteúdo ajude você e sua equipe a realizar um bom planejamento de divulgação do seu evento. 

Nós, da Softaliza, estamos comprometidos com o sucesso do seu evento e, para isso, nos colocamos à sua disposição. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo!

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Joyce Rosa