O mercado digital cresce continuamente e os eventos online fazem parte desta realidade. Basta alguns minutos em uma rede social para que apareçam dezenas de anúncios destes eventos.
Por isso, muitos passaram a se interessar em organizar seus próprios eventos. Contudo, esta não é uma tarefa simples, porque exige muito preparo. E, por isso, é comum que erros aconteçam durante a atividade.
Neste artigo, veja dicas para que os erros não aconteçam. Sendo assim, terá um resultado positivo e surpreenderá os participantes do evento.
Erros comuns em eventos online e como evitá-los
Apesar do grande interesse em eventos online, muitos organizadores cometem erros que podem ser facilmente evitados.
A seguir, entenda quais os principais erros bem como o que deve ser feito para resolvê-los. Em seguida, coloque-os em prática sempre que precisar.
Eventos online: falta de planejamento
Sem dúvida alguma, este é o primeiro dos problemas. Sem uma organização adequada, seu evento será uma verdadeira bagunça. Portanto, dedique tempo adequado para o pré-evento e para se atentar aos mínimos detalhes.
Nesta etapa, é interessante que você prepare bem o conteúdo e o que você irá ensinar às pessoas, afinal, existem diversos tipos de eventos online, com propostas e formas diferentes.
Falta de apoio especializado
Qualquer pessoa pode fazer um evento online, mas não são todos que conseguem realizá-los de maneira profissional. Caso você deseje que seja interessante para o público, deve investir em um apoio especializado.
Um workshop, por exemplo, necessita de um bom site, gravação e filmagem, designers, entre outros profissionais. Ao menos que você possua habilidades em todas estas áreas, é preciso de ajuda dos especialistas.
Encontre apoio
Alguns sites podem te ajudar a encontrar freelancers que prestem estes serviços:
- 99freelas;
- GetNinjas;
- Workana.
Basta entrar em contato com os profissionais e contratar uma equipe para sua atividade. Mas, apenas se já não tiver um grupo de pessoas para trabalhar.
Eventos online: falta de conexão com o público
Um outro problema comum em eventos online é a falta de conexão com o público. Por isso, deve-se pensar em quem é seu alvo e criar laços com eles. Afinal, não se tratam de máquinas, mas de pessoas.
Pessoas se conectam com pessoas, então, não tenha medo da informalidade e de demonstrar sua personalidade, seus gostos e hobbies. Porém, sempre dosando com o tipo de atividade a ser realizada.
Uso da plataforma errada em eventos online
Todos os eventos online necessitam de uma plataforma ideal para serem transmitidos e “armazenados”. Ela será o local onde as pessoas assistirão seu evento. Por sorte, o mercado está cheio de opções, por exemplo:
- Instagram;
- YouTube;
- Facebook Live;
- Google Meet;
- Zoom;
- Sympla Streaming;
- WebinarJam;
- Periscope.
Busque entender seu público para, assim, escolher a melhor plataforma possível. Aliás, não esqueça de realizar testes para ter o uso adequado.
Falta de fidelização
Depois que o evento termina, existe ainda a fase pós-evento, no qual você deve fidelizar sua audiência, para que ela participe de outros projetos seus e os compartilhe.
Você pode fazer isso:
- Oferecendo certificados de conclusão e participação no evento;
- Pedindo um feedback do produto;
- Enviando e-mails com resumo do que foi abordado;
- Oferecer bônus.
Escolha o que atende melhor seu público. Assim, continua mantendo conexão e relacionamento com os participantes.
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