NPS para eventos

NPS para eventos

Uma das grandes preocupações dos organizadores de eventos é saber o nível de satisfação do seu público.. Existem muitas formas de obter essa informação ao final do seu evento, mas a mais eficaz dentre elas é o NPS. 

Você sabe o que significa essa sigla? Sabe a importância de aplicar essa pesquisa no seu pós-evento? Sabe como fazer isso? 

Se a sua resposta para essas perguntas for não, fique tranquilo! Preparamos esse post para te explicar tudo sobre esse assunto e ajudar você a medir o grau de satisfação do público do seu evento. 

Por isso, faça uma boa leitura e tenha ótimos insights! 

Afinal, o que é NPS?

NPS é a sigla para o termo Net Promoter Score. Essa é uma metodologia criada em 2003 pela Bain & Company, para mensurar o nível de satisfação de um cliente pelos produtos ou serviços prestados por uma empresa. 

Além disso, as maiores empresas do mundo utilizam essa estratégia para melhorar o relacionamento com seus clientes e elas têm alcançado excelentes resultados. Talvez você já tenha se deparado com uma pesquisa do modelo de NPS após comprar um produto ou contratar um serviço, pois ela é muito comum. A pesquisa é muito simples e consiste em uma única pergunta: 

“Em uma escala de 0 a 10, qual a chance de você indicar nosso produto/ nosso serviço/ nossa empresa/ nosso evento para um amigo, familiar ou conhecido?”

A partir dos resultados obtidos com essa pergunta, os respondentes são agrupados em 3 categorias. São elas: 

  • Promotores: Os promotores são aqueles que, em uma escala de 0 a 10, votaram 9 ou 10 em sua pesquisa. Ou seja, esses clientes ficaram satisfeitos com o seu evento e as chances de indicarem ele para outras pessoas é grande. 
  • Neutros: Esses são aqueles clientes que votaram 7 ou 8 na sua pesquisa de satisfação. Eles ficaram satisfeitos com o seu evento, mas não são fiéis a ele e, provavelmente, fariam negócio com a concorrência. Os clientes neutros merecem uma atenção especial, pois estão no meio do caminho entre os promotores e os detratores. Assim, ainda é possível melhorar a percepção deles sobre o seu evento e evitar que, no futuro, eles se tornem clientes detratores.
  • Detratores: Esses clientes não tiveram uma boa experiência com o seu evento e, por isso, deram notas de 1 à 6 na sua pesquisa. Além de não participarem dos seus futuros eventos, eles ainda podem convencer outras pessoas a não serem seus clientes também. 

Feita a separação dos grupos, é hora de começar o processo de avaliação da saúde dos seus eventos. Falaremos como fazer isso mais a frente. 

Qual a importância do NPS para eventos?

Cada etapa da organização de um evento tem a sua importância. É preciso fazer uma boa divulgação, ter uma programação enriquecedora, uma excelente estrutura, uma transmissão de qualidade, uma boa gestão financeira, mas o que irá diferenciar o seu evento do seu concorrente, é o a forma como você se relaciona com o seu público. 

Por isso, se preocupar com a opinião dos participantes quanto a qualidade do seu serviço é essencial para o sucesso de um evento. É nessa hora que entra a pesquisa de NPS. Não é à toa que as maiores empresas do mundo aplicam essa metodologia hoje, pois ela traz insights sobre a percepção dos seus clientes sobre o seu evento que pode estar passando despercebidos pela sua equipe. 

Como calcular o NPS do meu evento? 

Para calcular o NPS do seu evento, é muito simples. Depois de aplicar a pesquisa para os seus clientes e separá-los em grupos de promotores, neutros e detratores, você vai usar a seguinte fórmula: 

promotores – detratores / total de respondentes 

Por exemplo: imagine que 100 participantes do seu evento responderam a sua pesquisa de satisfação, desses 100, 20 foram promotores, 10 foram detratores e 70 foram neutros. Nesse caso, o seu NPS é 19.9. 

Feito isso, você terá uma perspectiva da opinião do seu público sobre o seu evento. Para isso, observe a zona de medição: 

Excelente: NPS entre 80 e 100

Bom: NPS entre 60 e 79

Ruim: NPS entre 40 e 59

Crítico: NPS menor que 40

E aí, gostou do conteúdo? 

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você e sua equipe a entender o conceito de NPS e como ele pode ajudar a melhorar a percepção do seu público quanto ao seu evento.

Nós, da Softaliza, estamos comprometidos com o sucesso do seu evento e, para isso, nos colocamos à sua disposição. Fale conosco e agende uma demonstração para conhecer melhor como o Ciente Studio pode ajudar você na elaboração do seu site!

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Joyce Rosa