DOI e ISSN
Nós já explicamos o que é DOI e ISSN. Entretanto, talvez você não saiba qual é a diferença entre os dois. Por isso, resolvemos fazer um texto único explicando ambos. Não deixe de ler este texto até o final, assim você saberá como nós podemos te ajudar.
Se você trabalha com publicações, provavelmente os nomes DOI e ISSN não são novidades para você. Afinal, ambos referem-se aos números de identidade de obras. Ou seja, uma espécie de RG que, assim como o documento de pessoa física, tem o objetivo de identificar uma obra, tornando-a única.
Ou seja, podem existir vários trabalhos com o mesmo nome. Entretanto, a numeração do DOI ou ISSN sempre será diferente.
Mas qual registro você deve ter no seu artigo? Você só poderá entender isso se souber exatamente a diferença entre DOI e ISSN. Isso nós explicaremos agora!
O DOI
DOI é uma sigla para Digital Object Identifier. Em português, Identificador de Objeto Digital. Pelo nome, já é possível compreender que trata-se de um registro para arquivos que se encontram na internet. Afinal, isso se tornou uma necessidade com a evolução dos compartilhamentos tecnológicos.
Ele torna um arquivo permanente na internet. Ou seja, você não fica dependendo de um site para encontrar um artigo, pois pode localizá-lo pelo registro do DOI.
Entretanto, vale lembrar que o DOI não é importante só para quem pesquisa. Afinal, o criador da publicação que recebeu o registo terá mais facilidade para mensurar quantas vezes seu trabalho foi citado em outros artigos. Isso é fundamental para quem atua na área de pesquisa.
Diversos tipos de publicação podem obter essa numeração. A exigência é que elas sejam online. Portanto, uma revista pode ter um registro para seu volume físico e, além disso, um DOI para a versão digital.
Leia também: O que é DOI?
O ISSN
Diferente do DOI, o ISSN não é um registro exclusivo para obras online. A sigla significa International Standard Serial Number. Ou seja, Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas. Portanto, também é possível entender muito sobre essa sigla a partir de seu nome completo.
O ISSN é um padrão internacional para identificar publicações em série. Sendo assim, ele é utilizado para um tipo específico de trabalhos que contém periodicidade. Portanto, podemos citar como exemplos, revistas, jornais, relatórios e anuários.
Esse registro não é obrigatório, mas é um grande auxílio na identificação de publicações.
Leia também: O que é ISSN?
Emita o DOI e ISSN do seu evento sem burocracia! Entre em contato com nossa equipe que iremos providenciar tudo para você.
*Oferecemos a hospedagem e manutenção do repositório. Além disso, fazemos a emissão do DOI e ISSN.