Softaliza
O que é DOI

O que é DOI?

Se você trabalha no meio acadêmico, provavelmente sabe o que é DOI. Essa sigla é a abreviação de Digital Object Identifier. Ou seja, Identificador de Objeto Digital. Mas o que isso significa e qual a sua função?

O DOI, assim como o ISSN, é um documento para publicações. Ele também é formado por uma sequência de letras e números. Afinal, sua função é (como em qualquer documento) tornar aquilo ao qual se refere, único. Por exemplo, os números dos RGs não se repetem e o mesmo acontece como a numeração do DOI.

Leia também: O que é ISSN?

Todo pesquisador precisa de referências bibliográficas para seguir com sua pesquisa. Por isso, precisa encontrar trabalhos relacionados ao assusto que ele está estudando. Mas como uma pessoa poderia fazer essa pesquisa na internet sem um referencial?

Por isso que quando a pergunta “o que é DOI” surge, uma das respostas possíveis é: um localizador de trabalhos acadêmicos online. O conjunto de letras e números que formam o DOI também são disponíveis em forma de link, facilitando muito o seu acesso.

O DOI é um código exclusivo para publicações online. Ou seja, artigos científicos, ebooks, capítulos de livros). É graças a ele que essas publicações ficam na internet de modo permanente.

Qual o formato do DOI?

O DOI é formado por duas partes, sendo que elas são nomeadas como prefixo e sufixo. A primeira parte do código é o prefixo que contém o código da responsável pela publicação (revista ou instituição, por exemplo). A segunda parte é o sufixo, no qual se localiza uma numeração determinada pelo responsável pelo texto.

Por que sua publicação precisa do DOI?

Quem escreve um trabalho científico sabe que tudo conta para a sua carreira. Portanto, não deve ser segredo que é muito importante acompanhar as suas publicações e mantê-las visíveis para os seus colegas. Afinal, é ótimo que te citem como fonte bibliográfica.

Sendo assim, a utilização do DOI pode te ajudar na divulgação do seu trabalho. Além disso, te auxiliará a contabilizar quantas vezes você teve a sua obra citada em outras pesquisas.

Para que o seu registro possa ser criado, você pode contar com a ajuda de plataformas completas, por exemplo.

Leia também: Submissão de artigos: primeiros passos em uma plataforma de eventos

Quer saber como a Softaliza pode te ajudar a conseguir o DOI? Entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para te ajudar agora mesmo!

*Oferecemos a hospedagem e  manutenção do repositório. Além disso, fazemos a  emissão do DOI e do ISSN. 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo