Simpósio online reúne profissionais de engenharia de vários países

Simpósio online reúne profissionais de engenharia de vários países

O Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos – SBSE -, organizado pelas Pós-graduações em Engenharia Elétrica – PPGEE e em Energia – PGENE da UFABC reuniu, entre os dias 25 e 28 de agosto de 2020, profissionais de engenharia e palestrantes do Brasil, Dinamarca e Irlanda. 

O simpósio contou com 2 mesas redondas, 3 plenárias e mais de 350 apresentações de trabalhos científicos, divididos em 52 sessões técnicas. Foram abordados diversos temas, como: Comercialização e Distribuição de Energia, Eficiência Energética, Meio Ambiente, Redes Elétricas Inteligentes, entre outras temáticas.

O SBSE 2020 estava previsto para acontecer de forma presencial na cidade de Santo André/SP. Foi necessário adaptar o evento para a realidade online e proporcionar às/aos participantes e palestrantes toda a interação que seria realizada no evento presencial.

“O desafio foi ter que encarar a incerteza do prazo para realização de eventos presenciais em conjunto com as readequações orçamentárias e pouca experiência na realização de eventos no formato virtual. Pois, o SBSE 2020 foi o primeiro congresso virtual da SBA”

Coordenação Geral do SBSE 2020.

A Solução

Para transformar esse simpósio em um evento online, o SBSE utilizou a plataforma Ciente Live da Softaliza. O objetivo – e o grande desafio – era transmitir a sensação de participação tão enriquecedora quanto um evento presencial.

Confira como ficou a plataforma para este evento:

Com o Ciente Live foi possível criar um ambiente personalizado para o simpósio online com:

  • Salas Virtuais temáticas com até 20 participantes interagindo ao vivo;
  • Uma experiência completa a participantes e palestrantes: Com ferramenta de bate papo (chat) para interação, programação do evento nas salas virtuais, biografia dos palestrantes, vídeos das apresentações e outras mídias para download.
  • A marca do simpósio: Uma estrutura personalizada com a identidade visual do simpósio num ambiente em que foi possível conhecer um pouco a UFABC, sede virtual do evento, promover networking entre os participantes no lounge, além de promover a visibilidade dos patrocinadores e apoiadores em todos os ambientes da plataforma.
  • Atividades gravadas e disponíveis no pós-evento: Todas as atividades realizadas ao vivo foram gravadas e ficarão disponíveis para todos os participantes do simpósio.

O Resultado

“A softaliza atendeu todas as expectativas na realização de um evento virtual como o SBSE 2020  com custo benefício muito bom”.

Coordenação Geral do SBSE 2020.

Priscila Pereira

Priscila Pereira