Softaliza
Acessibilidade para eventos presenciais

Acessibilidade para eventos presenciais

Os eventos presenciais são a preferência de muita gente. Entretanto, não podemos permitir que eles sejam excludentes. Por isso, hoje nós vamos conversar sobre acessibilidade para eventos presenciais. 

De acordo com o IBGE, 24% da população brasileira é PcD. Portanto, é óbvio que a acessibilidade em eventos presenciais é fundamental. Afinal, qualquer outra possibilidade excluiria um quarto da população do nosso país.

Nós sempre falamos como é importante para os eventos atingir o máximo de pessoas. Por isso, incentivamos iniciativas como os eventos híbridos, por exemplo. Além disso, defendemos ações para divulgações não custosas, porém massivas.

Leia também: Eventos híbridos: o que são e como prepará-los?

Também já falamos sobre a importância da comunicação nesses eventos. Como você pode gerar valor para o máximo de pessoas? Quais são as formas de fazer um pós evento que incorpore as opiniões dos participantes?

Mas tudo isso pode ser pouco se nós não falarmos sobre acessibilidade em eventos presenciais. O que você pode fazer para tornar o seu evento mais acessível?

Acessibilidade em eventos presenciais

As redes sociais

Tudo começa com a divulgação do evento. É importante deixar em evidência que a acessibilidade será respeitada. Entretanto, você deve dar provas disso durante a divulgação. Ou seja, invista em todas as ferramentas disponíveis nas redes sociais.

Por exemplo, não poste vídeos sem legendas descritivas. Além disso, coloque a descrição das imagens em um campo chamado “texto alternativo”. Isso é uma possibilidade na maioria das redes sociais. Não utilize letras como o “x” no lugar de “a” ou “o”. Isso dificulta o trabalho dos softwares de leitura.

Escolha do Local

Quando você vai escolher o local do seu evento, você pensa na acessibilidade? Se a resposta for “não”, é preciso repensar. Afinal, esse é um ponto fundamental para determinar se seu evento será acessível. Em primeiro lugar é preciso ver se é possível estacionar perto do local do evento. Uma pessoa com dificuldade de locomoção poderá chegar com facilidade?

Além disso, é importante observar se há rampas de acesso. Também é interessante ver se o espaço aceita animais, afinal é preciso ter espaço para os cães guias.

Além disso, é necessário ver se há sinalizações no chão. Ou seja, se há o chão táctil para que pessoas com deficiência visual possam se locomover facilmente.

Sinalização do Espaço

Não é apenas o solo que precisa estar preparado. Para pessoas com deficiência auditiva é importante que exista outros tipos de sinalização. Onde serão as salas de conferência? Onde é o banheiro? Tudo isso precisa estar muito bem sinalizado. Ou você precisaria ter uma mesa de informações com pessoas que saibam a língua brasileira de sinais.

Língua de sinais

Falando na língua de sinais, nós precisamos conversar sobre as palestras e outras atividades. Existem diversas opções que podem ser adotadas por você. Uma delas é a contratação de intérpretes de LIBRAS. Entretanto, você também pode optar pelo uso da tecnologia. A legenda simultânea pode ser utilizada no computador dos participantes, em telões e também em estações de computadores disponibilizados pela organização do evento.

Se esse for o caso, você precisará da ajuda de uma plataforma completa.

Leia também: Plataforma Completa de Eventos: por que essa é a melhor escolha?

Treino da equipe

Sua equipe deve estar preparada para auxiliar todas as pessoas que participam do evento. Por isso, eles também devem ter um treinamento especial voltado para acessibilidade. Dessa forma, será possível você realizar um evento presencial realmente inclusivo.

Portanto, não deixe de investir nesse tipo de ação.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber como podemos te ajudar com acessibilidade em eventos presenciais? Entre em contato conosco agora!

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo