Persona para eventos

Persona para eventos

O que é uma persona?

A persona é um personagem fictício que representa as características do seu cliente ideal e ela é baseada em dados de clientes reais. 

Por isso, nesse post, você vai conhecer quais são esses dados, como coletá-los e, a partir deles, construir a persona ideal para o seu evento online

Boa leitura! 

Introdução

Quando falamos em vendas e negócios, falamos, também, em relacionamento e, para nos relacionarmos, precisamos entender a fundo com quem estamos falando. 

É aí que entra a importância de uma persona bem construída. Se a sua equipe de Marketing está desenvolvendo uma campanha de comunicação, mas não sabe exatamente para quem essa mensagem está sendo direcionada, alguma coisa está errada nesse processo. Afinal, quem fala para todo mundo, não fala para ninguém. 

Desenvolver uma persona com características sólidas e bem definidas será decisivo para o sucesso da comunicação e, por fim, a conversão de leads para o seu evento. 

Diferença entre persona e público-alvo

O conceito de público-alvo foi desenvolvido e difundido no contexto do Marketing 2.0, quando as marcas começaram a colocar o consumidor no centro de suas estratégias de persuasão. 

Assim, a comunicação que antes era feita e direcionada para uma massa de pessoas, passou a ser mais segmentada. Definia-se, então, localidade, idade, poder aquisitivo, gênero e outras características que dividiam os consumidores em subgrupos por suas semelhanças. Com isso, a comunicação começou a ser um pouco mais segmentada e direcionada. 

Mas, nós vamos concordar que quando falamos de vendas, estamos falando de PESSOAS, e pessoas se relacionam com pessoas. Elas são muito mais do que um gênero, classe social e alguns dados demográficos. 

Então, foi da necessidade de realizar uma comunicação mais pessoal e direcionada que se desenvolveu o conceito de persona.  

Mas, afinal, qual a diferença entre o público-alvo e a persona? 

Existem muitas formas de explicar um conceito, mas a melhor delas sempre será o exemplo. Então veja, na prática, a diferença entre persona e público-alvo: 

PÚBLICO ALVO:

Organizadores de eventos, entre 25 e 45 anos, moradores de grandes centros, renda familiar entre R$5.000 e R$15.000. Estão buscando novas alternativas para promover seus eventos remotos. 

PERSONA:

André, 30 anos, casado, tem filhos, é organizador de eventos do ramo educacional, trabalha para uma grande Instituição de ensino que possui 10 unidades no país. Sua agenda é muito apertada e está sempre buscando novas soluções para desempenhar melhor a sua função no trabalho. 

Ele tem um perfil planejador, é um excelente comunicador e está em busca de novas alternativas para divulgar a rede de ensino por meio de eventos. 

Além disso, seu principal desafio é encontrar uma plataforma de eventos que consiga unir, no mesmo, lugar uma boa estratégia de divulgação, automação da comunicação, estabilidade de transmissão, gestão da parte operacional, sem que o evento perca a qualidade que os eventos presenciais proporcionam para o público. 

E aí? Em qual desses dois exemplos você acha que a comunicação vai ser mais eficiente? 

Certamente, é mais fácil e efetivo falar com o André, que você já conhece seu contexto, suas ambições e as dificuldades para alcançar seus objetivos, do que falar para um grupo de pessoas que pouco têm em comum além de características superficiais. 

Como criar uma persona para o seu evento

É importante construir a persona do seu negócio para que a comunicação seja direcionada, mas os dados utilizados não podem ser fruto de mero achismo e intuição. Para desenvolver um cliente ideal, é necessário uma pesquisa aprofundada sobre ele. 

Ok, mas como eu faço isso? 

Fique tranquilo e siga as seguintes etapas: 

1. Colete os dados de seus clientes

Uma das formas mais eficientes para definir a sua persona é coletando os dados dos seus clientes atuais. Você pode fazer isso por meio de formulários, entrevistas, enquetes e pesquisas. 

Por isso, veja quais são os itens mais importantes para incluir na sua pesquisa: 

  • Nome
  • Idade
  • Grau de escolaridade 
  • Profissão 
  • Renda média 
  • Dados familiares (possui família? É casado? Solteiro? Tem filhos?) 
  • Sonhos, objetivos, metas 
  • Desafios para alcançá-los, medos… 
  • Por quais assuntos se interessa 
  • Por quais canais consome conteúdo 
  • O que costuma influenciar suas decisões de compra 

Além disso, você pode adicionar outras perguntas que julgar pertinentes.

2. Analise os dados coletados 

O objetivo de analisar os dados coletados na primeira etapa é identificar um padrão entre as respostas. Para isso, é necessário organizar as informações. 

Uma boa ideia é fazer uma tabela com as perguntas que serão realizadas e, de acordo com as respostas, ir preenchendo as lacunas, para, assim, obter uma visão geral das respostas obtidas. 

Então, se você começar a identificar alguns padrões como: pessoas com ensino superior completo, consomem conteúdo pelo Instagram, são casados e possuem filhos, esses serão alguns traços para você começar a desenhar a sua persona. 

3. Construa a sua persona

Com esses dados em mãos e devidamente analisados e organizados, você já pode desenhar a sua persona com os principais pontos em comum que você notou entre as respostas. 

Depois disso, você deve compartilhar todo esse trabalho com a sua equipe de Marketing e Vendas e deixar que todos avaliem e opinem a respeito. 

Dica Softaliza

Tenha em mente que o trabalho de desenhar uma persona não precisa, necessariamente, ser estático. Ele pode (e deve) ser aperfeiçoado com o tempo, com os testes e de acordo com os resultados. 

Além disso, outra dica importante é que o seu evento não precisa ter uma única persona se ele atende a pessoas muito distintas. Você pode identificar dois ou mais clientes ideais para o seu evento.

Mas esteja atento para não criar personas demais e perder o foco da comunicação. Porque, repito, quem fala para todo mundo, não fala para ninguém. Seja sucinto na hora de desenhar a sua estratégia de comunicação e desenhar a sua persona. 

E aí, gostou do conteúdo?

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a compreender o que é uma persona e como desenhar uma para o seu evento.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

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Joyce Rosa