Webinar

Webinar: o que é e como fazer?

Provavelmente você já ouviu a palavra webinar. Afinal, esse formato de conteúdo está em alta atualmente. Por isso, nós vamos  explicar neste texto o que é. Além disso, daremos algumas dicas para a realização de um. 

O webinar já vinha crescendo antes da pandemia. Entretanto, com a necessidade de distanciamento social, ele se tornou mais utilizado no mundo todo. Com isso, as pessoas puderam enxergar mais possibilidades nesse formato. Portanto, ele é uma aposta interessante para os próximos anos. Afinal, muitas coisas que ganharam força na quarentena, parecem ter surgido para ficar. 

Mas o que é um webinar?

O que é webinar?

A palavra webinar surgiu da junção de duas palavras em inglês “web” e “seminar”. Ou seja, é um seminário online. Algumas pessoas podem confundir o webinar com o webcast. Entretanto, há um detalhe que os diferencia muito bem. 

Um webcast é uma transmissão (ao vivo ou gravada), mas que não permite interação. Enquanto isso, o webinar é uma apresentação ao vivo da qual os participantes podem participar. Ou seja, é possível fazer comentários, enviar perguntas e, muitas vezes, participar de um chat. 

Em um webinar você pode trabalhar com o compartilhamento de diversos conteúdos. Isso é muito interessante, pois a maioria dos webinars tem a função de ensinar algo. Portanto, assim como em um seminário presencial, é importante preparar materiais de apoio. 

Essa é uma ótima opção para quem deseja gerar leads. Afinal é uma forma de atrair a sua audiência com um conteúdo educacional. 

Como criar um bom webinar?

Você precisa selecionar a melhor plataforma para a realização do seu webinar. Como sempre, nós recomendamos a utilização de uma plataforma completa de eventos. Já que, como nós dissemos, é importante a utilização de materiais de apoio e estes são mais facilmente apresentados em uma plataforma completa. 

Pense em toda a acessibilidade do evento. É fundamental que todas as pessoas interessadas possam assistir e, além disso, interagir com o conteúdo. 

Também é importante a criação de um planejamento de aula. Já que nós estamos falando de um conteúdo educacional, é importante ter uma linha de raciocínio a ser seguida. Além disso, torna-se fundamental que você saiba quais serão os materiais de apoio e os momentos exatos para suas exibições. 

Inclusive, essa regra se aplica mesmo para webinars de lançamentos de produtos, por exemplo. A diferença é que, nesse caso, você deve preparar um roteiro de acontecimentos. 

Também é fundamental que alguém fique responsável pelo controle das interações. Nem sempre quem está apresentando consegue ler todos os questionamentos e comentários. Por isso, pode ser interessante ter alguém responsável pela curadoria dessas mensagens. 

Não esqueça de fazer uma bela divulgação. Você pode utilizar desde ferramentas pagas, como o Google Adwords, até grupos do Facebook no qual estão inseridas pessoas que fazem parte do seu público alvo. 

Gostou do nosso conteúdo? Quer ajuda para criar o seu webinar? Nossa equipe está pronta para te ajudar, entre em contato conosco. 

Ebook Gratuito Interação em Eventos
Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo