Acessibilidade em eventos

Acessibilidade em eventos: uma medida fundamental

O que é acessibilidade?

Nós precisamos falar sobre acessibilidade em eventos. Entretanto, antes de nós podermos falar sobre esse tema específico, nós precisamos pensar de forma mais ampla. Por isso, antes de mais nada, vamos debater: o que é acessibilidade?

Acessibilidade é, de acordo com o dicionário, “facilidade na aproximação, no tratamento ou na aquisição”. Mas o que essa definição nos mostra em termos práticos? A acessibilidade é um método de inclusão social. Ou seja, é toda e qualquer iniciativa feita com o objetivo de permitir que mais pessoas tenham acesso a determinado serviço. 

Geralmente, quando nós falamos em acessibilidade, estamos nos referindo ao conjunto de ações que visam a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência nas atividades propostas. Portanto, a acessibilidade em eventos pretende garantir que ninguém seja excluído por algum tipo de dificuldade motora ou sensorial. 

Sendo assim, quando nós vamos falar em acessibilidade em eventos, precisamos fazer a divisão entre os eventos presenciais e os digitais. Quais os cuidados que você precisa tomar?

Acessibilidade em eventos presenciais

Existem muitas medidas que precisam ser tomadas para a acessibilidade em eventos. Por isso, é fundamental pensar em cada um dos cenários possíveis. Se nós estamos falando sobre pessoas que utilizam cadeira de rodas, por exemplo. Não basta pensar apenas nas rampas de acesso, mas também no tamanho das mesas e cadeiras utilizadas pelos convidados. Além disso, o espaçamento entre as cadeiras também deve ser analisado.  

Também é importante treinar a sua equipe. Afinal, eles precisam estar aptos para auxiliar os participantes em suas dificuldades. O auxílio às pessoas cegas, por exemplo, é fundamental e requer um treinamento adequado. As placas de acesso ao evento também devem ter a opção de leitura em braile.

Não se esqueça de contratar um intérprete de libras. Isso é fundamental para um evento que deseja ser acessível! 

Acessibilidade em eventos digitais

Quando nós falamos em eventos digitais, a acessibilidade torna-se mais simples para a organização. Afinal, não há mais a necessidade de se preocupar com rampas de acesso ou com a distribuição de lugares. Entretanto, isso não quer dizer que exista pouco que possa ser feito. 

Todos os materiais disponibilizados no evento devem estar em PDF. Dessa forma, os leitores de tela conseguem traduzir o que está escrito para pessoas com algum tipo de deficiência visual. 

Leia também: Plataforma Completa de Eventos: por que essa é a melhor escolha?

Além disso, é fundamental que você tenha alguns recursos para os vídeos. Nos eventos digitais também é importante ter um intérprete de libras. Mas não apenas isso. Trabalhe também com legendas e audiodescrição. 

Não esqueça: a acessibilidade começa na divulgação 

Quando você preparar o material de divulgação dos eventos, já deve pensar na acessibilidade. Por isso:

  • Coloque legenda em todos os vídeos; 
  • Sempre escreva a descrição das imagens;
  • Utilize uma linguagem neutra, mas não o faça pelo uso de “x” ou “e” no lugar das vogais “a” e “o”. A linguagem não binária deve ser criada por meio do uso de palavras e não pela substituição de letras. Afinal, isso dificulta muito a leitura por meio dos leitores de tela. 

O que você achou deste conteúdo? Nossa equipe está pronta para te ajudar com a acessibilidade dos seus eventos. Entre em contato conosco! 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo