Avaliação Anual

Avaliação Anual: calcule o sucesso dos seus eventos

Avaliação Anual

Fazer uma avaliação anual é o primeiro passo para o planejamento do próximo ano. Afinal, só é possível estabelecer as suas estratégias se você souber o que deseja fazer. Mas como esse processo pode ser realizado?

A melhor forma de realizar uma avaliação anual é compreendendo os dados dos eventos do ano que está acabando. Isso é muito mais fácil se você tiver trabalhado com uma plataforma completa. Afinal, ela armazenará o máximo possível de informações. Entretanto, se esse não for o caso, você deve tentar reunir esses dados de modo completo. 

Mas quais são as informações necessárias?

ROI do evento

Se o seu evento teve venda de ingressos e investimentos, você deve fazer o cálculo do ROI. Ou seja, é necessário saber se o valor arrecadado foi maior, ou pelo menos equivalente, ao valor gasto na organização. 

Leia também: ROI: Como calcular o do seu evento!

É importante ressaltar que o ROI pode ser calculado em qualquer formato de evento. Inclusive, é importante que isso seja feito para que você possa entender qual formato é mais interessante para a sua organização. Isso te ajudará a compreender qual é a melhor forma para seguir no próximo ano. 

Número de participantes

O número de participantes também é fundamental no seu planejamento. Afinal, esse é um modo de compreender qual é o melhor formato para você. Além disso, é uma maneira de determinar, em caso de evento presencial, o tamanho do local que deve ser reservado para a realização do mesmo.

Esse é um dos primeiros pontos para a definição do orçamento do próximo ano. Portanto, você  precisa saber quantas pessoas participaram efetivamente do evento. É importante saber se o evento teve mais inscritos do que participantes. Além disso, você deve avaliar, em caso de eventos com vários dias, se as pessoas deixaram de frequentar o evento depois do primeiro dia. 

Impacto gerado 

Qual o impacto do seu evento para a sua organização e para a comunidade? O evento trouxe mais pessoas para a sua lista de emails? Mais profissionais passaram a acompanhar as novidades da sua organização? O evento está sendo usado como referência em trabalhos e artigos? Tudo isso é importante para que você saiba quanto o seu evento pode crescer no próximo ano.  

Respostas dos participantes 

Para saber o que funcionou e o que pode melhorar, é fundamental ouvir o que os participantes têm a dizer. O que eles gostaram no evento? O que eles acham que precisa melhorar?

Você deve fazer esse acompanhamento, sabendo filtrar as críticas e colocando em prática as modificações necessárias. Esse é um passo difícil, mas fundamental para o desenvolvimento dos próximos eventos. Para incentivar a participação, você pode oferecer descontos em atividades futuras ou algum outro tipo de recompensa. 

Comparativos entre eventos

Se a sua organização foi responsável por mais de um evento, compare os resultados de todos eles. O primeiro evento atraiu mais público, mas os posteriores tiveram uma redução considerável? Se a resposta for afirmativa, é necessário entender o que aconteceu. Foi por causa das datas? Houve redução da divulgação? As respostas dos usuários ao primeiro evento foram muito negativas? 

Mais uma vez, essas respostas são fundamentais para o planejamento do próximo ano. 

A Softaliza pode te ajudar muito com o armazenamento e análise de dados. Quer saber como? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo. 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo