Avaliação de Artigos

Avaliação de artigos: quais os tipos existentes?

Avaliação de Artigos

Submeter-se a avaliação de artigos é fundamental para quem trabalha academicamente. Não é fácil passar por essa etapa. Por isso, é necessário que os avaliadores criem um ambiente confortável. Inclusive em eventos. Quer saber como? Leia este artigo!

Muitos eventos trabalham com a submissão de artigos científicos. Isso é um trabalho que aumenta o grau de dificuldade da organização de um evento. Afinal, é preciso muito planejamento para trabalhar com a submissão de artigos. Em primeiro lugar, é necessário entender e explicar de forma clara.

Leia também: Como funciona a submissão de trabalhos em eventos

Além disso, é necessário pensar em como será feito o processo de avaliação. Isso também deve ficar em evidência para todos os que desejam entregar seus trabalhos para análise. Dentro desse processo, a Softaliza trabalha com dois modelos:

  • Single Blind Peer Review;
  • Double Blind Peer Review.

Essa escolha também deve ser evidenciada no edital do evento. Afinal, deixar isso claro é fundamental para o aceite do evento. Por qual motivo? Porque questões nebulosas relacionadas aos critérios de escolha podem gerar suspeitas. Sendo assim, é fundamental evitar que questões políticas, por exemplo, sejam usadas como desculpas para a recusa de artigos.

Ou seja, trabalhe com o máximo de sinceridade e transparência possíveis. Para te ajudar a escolher entre os dois modelos de avaliação, nós vamos explicar bem cada um deles!

Single Blind Peer Review

Esse é um dos métodos mais conhecidos para a avaliação de artigos. Nessa metodologia, os autores não sabem quem são os seus avaliadores. Entretanto, quem avalia o trabalho tem acesso aos dados da pessoa que está submetendo o trabalho.

Nesse caso é preciso ter cuidado. É trabalho da organização do evento evitar ao máximo os conflitos de interesse. Afinal, quem está avaliando pode trabalhar na mesma área de quem está sendo avaliado. Por isso, é preciso cuidado!

Esse é mais um trabalho para quem trabalha no evento. Portanto, é necessário garantir a facilitação de outras atividades. Como isso pode ser feito? Pelo uso de tecnologias.

Leia também: Plataforma Completa de Eventos: por que essa é a melhor escolha?

Double Blind Peer Review

Essa é uma modalidade na qual todo mundo é anônimo. Ou seja, nem os avaliadores sabem quem é autor (ou tem coautoria) do artigo e nem as pessoas que estão submetendo-os sabem quem está fazendo a avaliação.

Existem autores que preferem esse método. Afinal, eles podem se sentir mais seguros com relação à imparcialidade das avaliações.

Por isso, é fundamental que fique bem esclarecido como funcionará o anonimato. Assim, existem menos riscos de reclamações futuras.

Avaliação de artigos na Softaliza

A Softaliza, como uma plataforma completa, fornece soluções para eventos. Nossa tecnologia pode ser utilizada em qualquer tipo de eventos. Além disso, ela é uma grande ajuda nessa parte de avaliação de artigos.

Em primeiro lugar pelo fato de que é bem fácil personalizar seu formato de avaliação. Por exemplo, você pode selecionar entre o método Single Blind Peer Review ou Double Blind Peer Review. Além disso, é possível escolher o tipo de acesso que cada membro da comissão avaliadora terá dos artigos em geral.

Dessa forma, é possível ter mais tranquilidade na realização dos eventos!

Quer saber como nós podemos ajudar a planejar o seu evento? Entre em contato conosco agora.

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo