DOI e ISSN

DOI e ISSN: qual a diferença?

DOI e ISSN

Nós já explicamos o que é DOI e ISSN. Entretanto, talvez você não saiba qual é a diferença entre os dois. Por isso, resolvemos fazer um texto único explicando ambos. Não deixe de ler este texto até o final, assim você saberá como nós podemos te ajudar. 

Se você trabalha com publicações, provavelmente os nomes DOI e ISSN não são novidades para você. Afinal, ambos referem-se aos números de identidade de obras. Ou seja, uma espécie de RG que, assim como o documento de pessoa física, tem o objetivo de identificar uma obra, tornando-a única.

Ou seja, podem existir vários trabalhos com o mesmo nome. Entretanto, a numeração do DOI ou ISSN sempre será diferente.

Mas qual registro você deve ter no seu artigo? Você só poderá entender isso se souber exatamente a diferença entre DOI e ISSN. Isso nós explicaremos agora!

O DOI

DOI é uma sigla para Digital Object Identifier. Em português, Identificador de Objeto Digital. Pelo nome, já é possível compreender que trata-se de um registro para arquivos que se encontram na internet. Afinal, isso se tornou uma necessidade com a evolução dos compartilhamentos tecnológicos.

Ele torna um arquivo permanente na internet. Ou seja, você não fica dependendo de um site para encontrar um artigo, pois pode localizá-lo pelo registro do DOI.

Entretanto, vale lembrar que o DOI não é importante só para quem pesquisa. Afinal, o criador da publicação que recebeu o registo terá mais facilidade para mensurar quantas vezes seu trabalho foi citado em outros artigos. Isso é fundamental para quem atua na área de pesquisa.

Diversos tipos de publicação podem obter essa numeração. A exigência é que elas sejam online. Portanto, uma revista pode ter um registro para seu volume físico e, além disso, um DOI para a versão digital.

Leia também: O que é DOI?

O ISSN

Diferente do DOI, o ISSN não é um registro exclusivo para obras online. A sigla significa International Standard Serial Number. Ou seja, Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas. Portanto, também é possível entender muito sobre essa sigla a partir de seu nome completo.

O ISSN é um padrão internacional para identificar publicações em série. Sendo assim, ele é utilizado para um tipo específico de trabalhos que contém periodicidade. Portanto, podemos citar como exemplos, revistas, jornais, relatórios e anuários.

Esse registro não é obrigatório, mas é um grande auxílio na identificação de publicações.

Leia também: O que é ISSN?

Emita o DOI e ISSN do seu evento sem burocracia! Entre em contato com nossa equipe que iremos providenciar tudo para você.

*Oferecemos a hospedagem e manutenção do repositório. Além disso, fazemos a  emissão do DOI e ISSN.

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo