DOI no OJS

DOI no OJS: como funciona?

Cientistas precisam trabalhar ao máximo para divulgar seus artigos. Esse é um modo de se tornar conhecido. Mas também é a maneira ideal de mostrar a relevância do seu trabalho. Portanto, ter o seu DOI no OJS é fundamental.

Leia também: DOI no currículo Lattes: como inserir?

Aparentemente é muito simples ter o DOI no OJS. Entretanto, é preciso ter atenção. Afinal, existem alguns pontos com os quais é necessário ter cuidado. Portanto, leia este texto até o final.

O que é DOI?

O DOI é o número de identificação para artigos científicos. O DOI funciona como uma URL que tem o objetivo de facilitar o acesso aos trabalhos realizados por pesquisadores. Esse endereço virtual direciona o usuário interessado diretamente para um trabalho. Além disso, como o DOI é uma espécie de RG de artigos científicos, seu endereço é personalizado e único. 

Leia também: DOI e URL: qual a diferença?

Na formação do DOI há a presença de um sufixo. Ele pode ser gerado automaticamente. Entretanto, também pode ser escolhido pelo usuário ou pela editora responsável pelos depósitos. 

No sistema do OJS há um plugin que pode realizar essa função. Mas antes de saber mais sobre este assunto, vamos ver o que é OJS. 

O que é OJS?

OJS é um software para gerenciamento e publicação de trabalhos científicos. Os artigos que são publicados na OJS podem ser editados e, além disso, têm livre acesso para pesquisadores. 

Portanto, é um sistema colaborativo e simples. Afinal, quem trabalha com pesquisa sabe o quão difícil é conseguir incluir seus trabalhos em revistas científicas. Por isso, o OJS é uma ótima opção. 

Entretanto, é fundamental acrescentar um DOI no OJS. Por qual motivo? Para permitir que o seu artigo seja facilmente localizado. Além disso, é um modo simples para que eles sejam utilizados como referências em outros trabalhos. 

Leia também: OJS – o que é e quais as vantagens?

O DOI no OJS

Para facilitar o acesso aos seus artigos é possível gerar um DOI no OJS. Uma das formas de fazê-lo é pelo uso de plugins. Tenha certeza de que você está usando uma boa ferramenta, que faça a construção de um DOI com a mesma estrutura do fornecido pelo sistema oficial. 

Além disso, você também pode contar com uma editoração que faça o registro do DOI. Pode parecer que os dois são igualmente vantajosos. Entretanto não é bem assim. 

O DOI gerado por um plugin não está ativo. Ou seja, você tem a numeração, mas não é possível clicar nesse link.  

Ou seja, mesmo utilizando o plugin você precisará do auxílio para deixar o link ativo. A Softaliza pode te ajudar nesse aspecto. Como?

Como funciona na Softaliza?

A Softaliza também faz uso de um plugin para o registro do DOI. Entretanto, como nós possuímos uma integração com o CrossRef nosso sistema já possui um link válido e ativo. Toda a parte burocrática é feita pela nossa equipe. Portanto, você não precisa se preocupar com nada, desde que a demanda seja de, no mínimo, 50 trabalhos. 

 Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo.

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo