DOI e URL: qual a diferença?

DOI e URL: qual a diferença?

Você já se perguntou a diferença entre DOI e URL? Ou ao menos chegou a questionar qual a melhor escolha para você? Essa é uma dúvida comum. Por isso, leia esse texto até o fim para entender qual o melhor formato para você! 

Quem trabalha com pesquisa deseja aparecer no estudo de outras pessoas. Afinal, quanto mais pessoas utilizarem o seu trabalho como referência, melhor pra você. Isso demonstra relevância do seu trabalho de pesquisa, bem como a qualidade do texto. 

Levando isso em consideração, nós precisamos entender bem o que é DOI e URL. 

Leia também: DOI e ISSN: qual a diferença?

O que é DOI?

Em linhas gerais, o DOI é um link. Ele é gerado com o intuito de se tornar um link permanente na internet. No mundo virtual, o DOI costuma ficar armazenado em bases de dados ou listas de referências de trabalhos publicados. 

Portanto, é fácil compreender que o DOI é uma ferramenta criada para o meio acadêmico. Sua principal função é ajudar no compartilhamento dos trabalhos de pesquisa. A principal vantagem é o fato de que esse link jamais poderá ser quebrado. O que isso quer dizer?

Que mesmo que o DOI esteja armazenado em uma revista e ela deixar de existir, ele não estará perdido. Se as atualizações forem passadas para a empresa que fornece o DOI, o código deste artigo será enviado para um novo endereço. Consequentemente, sempre será possível acessá-lo. 

O que é URL?

A URL é um endereço online para uma fonte digital. Basicamente é o que nós escrevemos na busca da internet. Entretanto, é fundamental dizer que uma URL pode mudar. Qualquer alteração que for feita no site da sua URL irá alterá-la. Além disso, dependendo do local em que você decidir armazenar o seu artigo, a URL pode quebrar. Ou seja, ela pode deixar de funcionar. 

Sendo assim, é sempre importante que pesquisadores fiquem atentos à URL de seus trabalhos. Afinal, é fundamental para você que ela esteja sempre funcionando bem. 

DOI e URL: quando utilizar?

O DOI é fundamental para quem faz trabalhos de pesquisa. Todo artigo deveria ter o próprio DOI. Mas nós bem sabemos que não é sempre assim que funciona na realidade. Portanto, em alguns casos, pesquisadores precisarão trabalhar com URLs nas referências. 

O ponto principal é, se você tiver opções de escolha, opte sempre pelo DOI. Ou seja, se um trabalho possuir DOI e URL, utilize a primeira opção nas suas referências. 

E quando só existir uma URL como opção? 

Nesse caso será necessário utilizá-la. Entretanto, não se esqueça jamais de utilizar o hyperlink em suas referências. Dessa forma será muito mais fácil o acesso das URLs. Além disso, nesse caso é fundamental adicionar a data e o horário de acesso do link. 

A Softaliza pode te ajudar a conseguir o DOI. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e saiba como. 

*Oferecemos a hospedagem e manutenção do repositório. Além disso, fazemos a  emissão do DOI e ISSN. Conheça nosso repositório e o nosso aplicativo

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo