Investimentos Capes

Investimentos Capes: o que esperar de 2023

O ano de 2023 é um ano de novidades. Para começar há o fato de que o mundo está passando por um processo de crise econômica, por isso é preciso analisar o mercado. Além disso, o Brasil acaba de trocar de governo. Portanto, é importante avaliar o que devemos esperar dos investimentos Capes. 

As bolsas de pesquisa estão há anos sem receber ajustes. O último havia sido feito em 2013. Portanto, é fácil compreender que os estudantes estavam com o poder de compra extremamente defasado. 

Como a Capes também é um órgão que apoia eventos científicos no Brasil, essas informações são fundamentais para quem deseja criar um planejamento anual. Afinal, só com essas informações podemos compreender o caminho dos eventos científicos no Brasil em 2023.

Investimentos Capes 2023

No dia 19 de janeiro, o ministro da educação, Camilo Santana, anunciou que haverá reajuste para as bolsas Capes. Além disso, ele evidenciou que o CNPQ também receberá mais investimentos. 

De acordo com as informações do ministro, o reajuste deve ser anunciado ainda em janeiro. Entretanto, como nada mais foi dito até o momento, é possível que o reajuste tenha sido adiado para fevereiro. 

Ainda não foi anunciado o índice utilizado para o reajuste. Portanto, não é possível compreender qual será o novo valor das bolsas oferecidas pelo programa. 

Além disso, já foi anunciado investimento de R$113,6 milhões para 2035 bolsas do doutorado sanduíche no exterior. 

Eventos Capes 

Os investimentos Capes para eventos em 2023 ainda não tiveram muitas novidades anunciadas. Alguns eventos já receberam o aporte financeiro e tem realização prevista até o mês de fevereiro. Os recursos correspondem a editais realizados em 2022. 

Sendo assim, o planejamento para esse ano não pode levar em consideração apenas os investimentos Capes. É possível que eles sejam mais expressivos, mas não é bom planejar sem ter certeza dos recursos. 

Leia também: Patrocínio para eventos científicos: como conseguir?

Quer saber como a Softaliza pode te ajudar com seus eventos científicos? Entre em contato conosco agora mesmo! Estamos preparados para te auxiliar.

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo