Patrocínio para eventos científicos

Patrocínio para eventos científicos: como conseguir?

Desde o começo da pandemia a economia está sofrendo. Algumas áreas mais do que outras. A de eventos é uma das que mais teve problemas. Portanto, é momento de ir atrás de patrocínio para eventos científicos.

Leia também:  Comissão científica: como criá-la de modo eficaz

Como será possível financiar o meu evento? Essa é uma das primeiras perguntas a serem feitas no planejamento. Afinal, sem recursos financeiros, essa missão é impossível. No Brasil, existem formas de conseguir financiamentos com verbas públicas. Entretanto, depois de uma série de cortes, essa opção está se tornando cada vez mais escassa. 

Por isso, parcerias com empresas privadas são uma ótima opção. Mas como você pode se aproximar das empresas? 

Patrocínio para seu evento: qual empresa se aproximar?

Um dos erros na busca por patrocínio para eventos científicos é a falta de foco. Você precisará justificar para a empresa que ela tem a ganhar ao financiar o seu evento. Portanto, é fundamental que você possua argumentos bem estabelecidos para o momento da negociação. Isso só é possível se realmente existirem relações entre o evento que você quer construir e a empresa que pode patrociná-lo.

Ou seja, o ideal é encontrar uma companhia que possa se relacionar com o tema do evento. Além disso, tenha certeza de que há compatibilidade de valores. Por exemplo, se você vai falar sobre cosméticos, mas ainda com foco em testes em animais, não procure patrocínio de empresas veganas. 

Pense no tamanho da empresa 

Conheça e pesquise sobre a empresa antes de pedir patrocínio. É fundamental que a sua aproximação seja realista. Ou seja, você não deve pedir um valor muito além do que ela pode te oferecer. Por isso, antes de pensar na proposta para a empresa, certifique-se de que seus cálculos são viáveis. 

Se o seu evento for muito grande, você pode conseguir o aporte de várias empresas pequenas. Para isso, será necessário pensar nos meios de divulgação. Garantindo que todos os seus patrocinadores tenham o destaque que foi prometido durante as negociações. Portanto, já tenha um projeto de divulgação previamente estabelecido quando for conversar com as empresas. 

Escreva bem os objetivos do evento

Por que esse evento precisa ser realizado? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida. Mas absolutamente necessária para quem deseja um patrocínio para evento científico (ou em outras modalidades). Você precisa estabelecer uma resposta que seja consistente e de rápida compreensão. Afinal, o tempo para negociação pode não ser muito longo. 

Além disso, é importante demonstrar que as empresas têm a ganhar ao fornecer o patrocínio. É possível que o retorno não seja estritamente financeiro. Entretanto, deixar de estabelecer esses ganhos não é uma opção viável. 

Entenda que existem várias formas de patrocínio para eventos científicos 

A compreensão de que nem todo patrocinador precisa oferecer verbas é fundamental. Afinal, você pode conseguir alguém que forneça a comida para o seu evento e isso já seria ótimo. Portanto, quando for buscar patrocinadores, pense em todas as necessidades da organização. Do que você precisa?

Dessa forma, será mais fácil listar possíveis parceiros. Assim, você terá um leque de opções muito maior.

Também é importante investir em tecnologia para a redução de custos. Desse modo, sua equipe terá menos trabalho e, consequentemente, os processos poderão ser mais econômicos. 

Leia também: Tecnologia em eventos: plataforma completa no presencial

Quer saber como a Softaliza pode te ajudar? Entre em contato com nosso time agora mesmo! 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo