Mesa Redonda

Mesa Redonda: como organizar?

A mesa redonda é um formato muito conhecido de evento. Entretanto, isso não quer dizer que seja simples realizá-la. Por isso, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar. 

Leia também: O que é evento acadêmico?

Para começar vamos explicar algumas características desse formato. A mesa redonda é um estilo criado para fomentar discussões. Ou seja, é um espaço de debates. Para facilitar as discussões é comum a realização em círculos ou semi círculos. Por esse motivo, deu-se a esse tipo de criação o nome de mesa redonda.

Geralmente, a mesa redonda é uma atividade dentro de um grande evento. Entretanto, você pode realizar também apenas a mesa redonda. Para isso, é importante que a sua organização tenha foco na discussão de assuntos relevantes para o seu mercado de atuação.

Defina um tema para a mesa redonda

A mesa redonda precisa ter um tema específico bem definido. É claro que isso facilita a divulgação, mas não pense que é o único motivo. A mesa redonda tem a função de promover debates. Portanto, é fundamental que todos os participantes tenham conhecimento prévio do tema de discussão. Isso só é possível se houver um tema.

Para que esse primeiro ponto seja definido, você precisa pensar nos objetivos da sua mesa redonda. Afinal, dessa forma é possível reconhecer o seu público alvo e, consequentemente, o tema a ser discutido.

Uma mesa redonda atraente discute temas que seja relevantes ao público. Portanto, saiba exatamente quem você deseja atrair para a discussão.

Separe Tópicos Importantes

Quais são os assuntos mais relevantes dentro do tema principal? Ao responder essa pergunta, você conseguirá travar uma linha de raciocínio para o debate. Esse método é muito mais funcional do que só deixar a discussão acontecer.

Afinal, sem uma organização prévia nesse sentido, sua discussão só tem a perder. Em primeiro lugar, pelo fato de que é fácil esquecer algum assunto relevante, empobrecendo o debate. Além disso, há a questão de que é mais difícil acompanhar uma discussão quando não há uma linha de raciocínio a ser seguida.

Portanto, o moderador deve ter em mãos todos os tópicos que precisam ser trabalhados.

Escolha o moderador da mesa redonda

O moderador da mesa redonda é o presidente da discussão. Portanto, é uma pessoa com grandes responsabilidades e que deve ser bem escolhida. Mas quais habilidades essa pessoa deve ter?

  • articulação – o moderador deve saber se expressar perfeitamente;
  • capacidade de síntese – essa pessoa deve conseguir resumir alguns pontos colocados pelos participantes
  • comunicação – o presidente da mesa é quem leva a conversa. Portanto, deve ser alguém capaz de impedir o encerramento do debate;
  • conhecimento – o moderador deve saber muito sobre o tema debatido;
  • firmeza – quando nós travamos discussões, sempre podemos lidar com estados alterados dos participantes. Por isso, o presidente da discussão deve ser capaz de encerrar possíveis brigar e, inclusive, comandar os participantes.
  • observação – algumas pessoas são mais expansivas e outras tímidas. Também é parte das funções desse organizador, dividir os tempos do debate. Ou seja, garantir que todos tenham oportunidades semelhantes de fala;
  • organização – a atividade tem hora para começar e para terminar. O moderador deve garantir que tudo acontecerá em tempo. Mas sem ignorar nenhum tópico de discussão.

Selecione os participantes

Por mais que o moderador seja bem preparado, a mesa redonda de sucesso também depende dos participantes. Sendo assim, é fundamental que eles também sejam cuidadosamente selecionados. Em primeiro lugar, é sempre importante analisar o conhecimento de cada um. Você sempre deve optar por especialistas no assunto.

Além disso, você deve analisar os pontos de vista. Não há debate se todos pensarem igual. Portanto, garanta que a sua redonda terá uma grande diversidade de pensamentos.

As diferentes formas de ver o mundo, em pessoas com qualificações semelhantes pode gerar um debate enriquecedor para o público. Portanto, são elementos fundamentais para uma mesa redonda.

Defina a duração da mesa redonda

Por mais que o debate seja interessante, é preciso saber seu tempo de duração. Somente assim o moderador conseguirá organizar o debate. Afinal, como ele pode dividir o tempo de falar e discussões sem saber quanto tempo tem?

Portanto, a organização precisa ter isso bem estabelecido. Inclusive, dessa forma, os participantes poderão preparar melhor as próprias falas, pois terão um referencial de tempo.

Trabalhe bem a divulgação

Não adianta fazer uma mesa redonda de qualidade, mas não atrair público. Portanto, é de extrema importância o trabalho da equipe de marketing. A divulgação bem feita, com os nomes dos participantes e moderador, pode atrair muita gente para o evento.

Por isso, faça esse trabalho com tempo e atenção. Assim, será mais fácil atingir seus objetivos. Quer saber como a Softaliza pode ajudar a organizar sua mesa redonda? Entre em contato conosco agora! Nossa equipe está pronta para ajudar.

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo