evento acadêmico

O que é evento acadêmico?

Não é fácil preparar um evento acadêmico. Entretanto, para quem trabalha na academia, é fundamental participar do maior número de eventos possíveis. Mas será que todo mundo sabe quais são os tipos de eventos acadêmicos?

Leia também: Submissão em eventos no Ciente Studio

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é um evento acadêmico. Basicamente, são iniciativas que tem por objetivo a realização de atividades relacionadas a uma área do saber. Por isso, eles são muito importantes para alunos e pesquisadores. Afinal, é uma grande fonte de conhecimento! 

Mas quais são os tipos de evento acadêmico que existem?

Tipos de evento acadêmico 

Seminário

Um seminário é um encontro entre profissionais de um tema. Geralmente, o seminário tem um tema específico. Além disso, ele tem uma estrutura bem definida. Em primeiro lugar há o fato de que deve haver um orador e, no mínimo, dois debatedores. 

Além disso, o seminário costuma ser dividido em três momentos:

  • exposição;
  • discussão;
  • conclusão.

O objetivo do seminário é que o assunto/tema seja discutido por diversos pontos de vista. Portanto, é mais enriquecedor que as pessoas selecionadas para o debate tenham opiniões diversas. 

Entretanto, não espera-se que, ao final do seminário, uma solução seja apresentada. O assunto será debatido e sua conclusão ficará em aberto. 

Webinar

Nós vivemos em um mundo digital. Portanto, não podemos ignorar que os seminários não precisam ser presenciais. Quando nós falamos sobre um seminário online, ele recebe o nome de webinar. 

Essa é uma ótima forma para atrair pessoas de diversas partes do país. Além disso, do mundo! Sendo assim, o webinar é uma ótima forma para enriquecer o simpósio e ampliar as opções de discussão. 

Leia também: Webinar: o que é e como fazer?

Simpósio

Assim como o seminário, o simpósio é um encontro de profissionais e tem como objetivo a discussão de um tema específico. Entretanto, em um simpósio a troca de informações visa alcançar uma conclusão. 

Além disso, no simpósio podem ocorrer várias conferências e exposições. Ou seja, não é necessário que todas as pessoas fiquem na sala principal. 

Workshop

Um workshop é uma aula ou uma oficina. Ele pode ser realizado de forma independente, mas também pode ser parte de outro evento, como um congresso, por exemplo. 

Geralmente, eles são conduzidos por um profissional com bastante experiência. Além disso, um workshop costuma ser mais prático do que uma aula normal.

Curso 

Todo mundo já fez um curso, certo? Diferente do workshop, o curso tem o foco mais na parte teórica do que na prática. Geralmente, o curso tem o objetivo de ajudar um profissional a se especializar em uma área de conhecimento que já possui. Entretanto, existem outras opções de cursos. 

É importante que o ministrante do curso tenha muita experiência no tema. Também é interessante que essa pessoa saiba lecionar. 

O mundo digital também permite escolhas. O curso pode ser presencial ou online.  

Congresso

Congresso é um dos tipos mais complexos de evento acadêmico. Afinal, é um evento formal e, geralmente, tem longa duração (alguns dias ou até mesmo uma semana). Além disso, há o fato de que o congresso envolve uma série de pequenos eventos paralelos. 

Portanto, dentro do congresso podem acontecer workshops, cursos, painéis etc. Um congresso também possui um tema geral e seu objetivo é que esse tema seja discutido ao máximo. O tamanho do congresso pode variar muito. Isso depende tanto do objetivo, quanto da abrangência do tema. 

Conferência

A conferência também é um evento formal. Há um grupo para debater o assunto e um presidente de mesa que deve mediar a discussão. Entretanto, na conferência há a seleção do público também. Diferente do congresso, não é todo mundo que pode participar da conferência. 

Mas não é apenas essa diferença. Na conferência, as perguntas são escritas e enviadas para membros da produção do evento. Essas perguntas são entregues ao presidente da mesa que as seleciona e somente essa pessoa pode lê-las. 

Fórum

O fórum também é um evento de debate. Entretanto, ele depende da participação da platéia para fazer perguntas e também expor pontos de vista. Também é necessário que exista um mediador que dará continuidade ao debate e o organizará. 

Sendo assim, o fórum é um evento acadêmico para pessoas que gostam de falar e debater. 

Mesa Redonda

É difícil a criação de uma mesa redonda independente. Ou seja, elas costumam ser parte de outros eventos maiores. Ele é estruturado por um debate que seja de interesse do público. Por isso, geralmente o tema da mesa redonda é polêmico. 

O presidente da mesa é o moderador. Mas há a necessidade de que o público participe ao máximo. Os participantes debatem, mas a plateia precisa fazer perguntas e expressar opiniões. 

Painel

Talvez a primeira imagem que venha à sua mente com a palavra painel possa ser uma coisa artística. Uma criação feita para a observação de espectadores. Nós não estamos nos referindo a isso aqui, mas existem semelhanças. 

Um painel é um debate com os maiores especialistas de uma área. Nesse formato de evento, os espectadores só podem assistir ao debate. Ou seja, não é possível perguntar ou expressar opiniões.   

Palestra

Uma palestra também tem um tema principal. Mas ele é exposto por uma única pessoa que é especialista sobre o assunto. Essa pessoa vai falar sobre seu ponto de vista e, portanto, pode ser interessante assistir várias palestras sobre o mesmo tema. 

Geralmente, a participação do público se resume às perguntas ao final da apresentação. Entretanto, isso depende do desejo do palestrante.

Jornada

Uma jornada depende de um grupo de profissionais que se encontrem de forma periódica. A jornada pode durar vários dias ou ser um encontro mensal, por exemplo. As jornadas costumam envolver profissionais que vivem próximos, mas é claro que nós já podemos fazê-las online. 

Há grandes chances de as jornadas chegarem a conclusões específicas. Afinal, há mais tempo para discussões e testes. 

Encontro

O encontro deve ser realizado apenas por profissionais da mesma área. Eles devem debater um tema que seja muito relevante para essa área de atuação. Geralmente, eles só são realizados quando há uma polêmica atual. Um problema novo e que deve ser debatido por especialistas. 

Quer preparar o seu evento acadêmico? Entre em contato com a nossa equipe agora! Nós estamos prontos para te auxiliar.

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo