MVP

O que é MVP? Mínimo Produto Viável

A sigla MVP é muito utilizada no mundo dos negócios, principalmente no mundo das startups, incubadoras e ecossistemas de inovação. A sigla vem do inglês Minimum Viable Product que, em português, significa Mínimo Produto Viável.  É uma técnica que propõe a criação de um protótipo com os recursos mínimos para que a ideia seja lançada para os potenciais clientes e para o mercado rapidamente. O objetivo da criação do MVP é verificar e validar a ideia do produto. Apesar de pesquisas de mercado auxiliarem na verificação de uma ideia de produto, nada mais efetivo que colocar a ideia em prática e em testes reais. O MVP é o ponto de partida para transformar uma ideia de produto ou negócio em realidade. É com esta ferramenta que os idealizadores farão a verificação se o produto é viável financeiramente ou não.

O mínimo produto viável é a versão de um novo produto que permite ao time o maior volume de aprendizado validado sobre os clientes com o mínimo de esforço.

Eric Ries

Basicamente, o MVP é a primeira versão do seu produto. É uma versão provisória com o recursos mínimos para atender os seus potenciais clientes de formar satisfatória. O MVP traz ganho de tempo e evita o desperdício de dinheiro em um projeto que não vale o investimento.  

Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, você demorou demais para lançar.

Reid Hoffman, fundador do Linkedin

Deixando claro: não é um produto inacabado. Não é entregar um software cheio de falhas para saber o que os clientes acham dele. É um produto que representa a versão final, mas que trará apenas uma versão mais “enxuta”. É a versão suficiente para resolver o problema para o qual foi desenvolvido. É o menor produto com utilidade.

Exemplificando: como seria um MVP de um carro? O exemplo mais comum na explicação do que seria um MVP é o de como seria o projeto de carro.

O primeiro passo é identificar qual o objetivo do produto. Qual o objetivo de um carro? O carro é um meio de transporte e o objetivo é levar as pessoas do ponto A a um ponto B. Então, o MVP deve levar as pessoas do ponto A ao ponto B. Caso desejássemos testar a viabilidade do projeto de um carro, não seria pelas rodas do carro que iniciaríamos o nosso projeto. No exemplo 1, nas primeiras etapas não é possível verificar a viabilidade da ideia. Enquanto no exemplo 2, desde o passo número um é possível levar as pessoas do ponto A ao ponto B.

O Skate não é o meio de transporte mais eficiente para levar as pessoas. Mas, com bem menos tempo do que construir um carro, você identifica e pode validar se existe mesmo a necessidade da criação do produto. E, com o monitoramento da evolução do produto, chegaríamos a características de um produto melhor: mais confortável, mais rápido e mais seguro.

Um MVP deve ser concebido não apenas para responder questões sobre o design do produto e questões técnicas; seu objetivo é testar hipóteses fundamentais do negócio.

Eric Ries

O conceito de MVP nasceu no contexto de softwares, principalmente na criação de startups de tecnologia. Porém, a linha de raciocínio desta ferramenta pode ser levada para todos os projetos, principalmente para a validação de ideias antes de investir muito tempo e dinheiro. Os potenciais clientes gostarem e você receber respostas positivas, são sinais de que a ideia deve seguir em frente. Caso contrário, deve-se rever cada ponto do seu produto a fim de descobrir o que deve ser melhorado.

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Paulo Roberto Machado