SEO em redes sociais

SEO em redes sociais: por que investir nesse trabalho?

SEO em redes sociais

As redes sociais são uma grande ferramenta para a divulgação de produtos e serviços. Isso é um fato, mas também é verdade que todo mundo está usando essa ferramenta. Por isso, é importante se destacar. Como? Utilizando SEO em redes sociais. 

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization. Ou seja, é a otimização dos mecanismos de busca. Mais bem explicado ainda: é a forma utilizada pelo Google para fazer o ranking de conteúdo. Portanto, quem tem um Seo melhor, aparece mais. 

No começo isso era apenas uma questão do Google. Mas nós começamos a fazer marketing também em redes sociais. Por isso, tornou-se fundamental a necessidade de utilizar esse mecanismo também nessas ferramentas. O SEO em redes sociais é a melhor opção para quem deseja se destacar nessas plataformas. 

Por que utilizar redes sociais para divulgar eventos? 

Quem faz um evento deseja atrair público.  Por isso, é importante divulgar no ambiente em que o público está. No  Brasil, estima-se que 70,3% da população faça uso de redes sociais. Além disso, nas redes é possível fazer uma divulgação massificada, bem segmentada e menos custosa. 

Portanto, não é nenhum exagero dizer que a divulgação nessas plataformas é fundamental. Afinal, esse pode ser um determinante para o crescimento do seu evento. 

Mas, para que essa estratégia possa funcionar bem, ela deve ser bem pensada. Em primeiro lugar você deve entender o seu público. Em quais redes sociais ele se encontra?  Depois que você tiver essa compreensão, você deverá começar sua divulgação. Mas lembre-se sempre: ela só obterá resultados se você pensar no SEO em redes sociais. 

Dicas para SEO em redes sociais 

Pesquise a palavra chave

A palavra chave é fundamental para o SEO em redes sociais. Afinal, essa é a palavra que as pessoas utilizarão para pesquisar o assunto de interesse. Portanto, é seu trabalho facilitar a localização do seu evento.

Sendo assim, é fundamental que você pense bem em como escreverá sobre o evento. No Facebook, o termo pode estar apenas inserido no texto, por exemplo. Assim, qualquer pessoa que pesquisar na plataforma poderá te localizar.

Entretanto, em outras redes, como o Instagram, você pode investir no uso da palavra chave nas hashtags.

Pense bem nas hashtags

É importante pensar bem no uso das hashtags. Afinal, elas são a principal forma para as pessoas localizarem o seu conteúdo. Portanto, pesquise quais são as hashtags mais utilizadas em cada rede social. Inclusive, é necessário lembrar que isso também é válido para conteúdos do YouTube.

Além disso, é interessante intercalar hashtags com alto volume de pesquisa com as menos pesquisadas. Desse modo, você poderá competir com conteúdos grandes, mas também se manter ao alcance por meio de termos menos pesquisados, porém que te darão mais destaque.

Nomeie suas imagens com coerência 

É importante que suas imagens possam ser encontradas no Google. Afinal, essa também é uma forma de levar as pessoas ao seu conteúdo. Portanto, você não deve nomeá-las com nomes irreconhecíveis. É importante utilizar a palavra chave mais forte sobre o seu conteúdo para nomear a imagem.

Entretanto, se você for utilizar um grande número de imagens, você pode mudar a palavra chave em cada uma delas. É importante pesquisar quais palavras tem maior alcance e em quais o alcance é menor, porém a concorrência também é reduzida.

Faça um conteúdo acessível 

Acessibilidade em eventos é fundamental. Você precisa se preocupar com esse tema, pois somente assim poderá garantir que todos possam participar. Isso vale para eventos presenciais, mas também para os online.

Por isso, é preciso ver se o local do evento presencial é acessível. Além disso, você deve preparar legendas, planejar o esquema de comunicação e as indicações para PcD.

Leia também: Acessibilidade em eventos: uma medida fundamental

Mas não é apenas no dia do evento que isso é importante. Deixar as suas redes sociais acessíveis também é fundamental. Por isso, utilize todas as ferramentas disponíveis nas redes para acessibilidade.

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Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo