patrocínio

Todo evento precisa de patrocínio?

Ter um patrocínio é ótimo para qualquer evento. Entretanto, será que isso quer dizer que todo evento precisa ser patrocinado? A resposta para essa pergunta é “não”. Mas nós vamos explicar melhor neste texto. 

Conseguir um patrocínio é a chave para a solução de muitos problemas. Seu evento terá mais possibilidades se você contar com mais recursos financeiros. Você terá mais formas de divulgar o seu evento, aumentando a possibilidade de atrair público. Além disso, também será mais fácil oferecer recursos que melhorem a experiência do usuário. 

Portanto, o patrocínio é ótimo para qualquer evento. Mas é importante ressaltar que um evento sem patrocinador também pode ser um sucesso. 

Criando um evento sem patrocínio

Mesmo que seu evento não tenha patrocínio, você precisa pensar na experiência do usuário. Para que isso seja possível, é necessário entender as suas limitações. Sendo assim, antes de mais nada é importante criar um orçamento realista. Ou seja, veja quais são as possibilidades reais da sua organização. 

Sem o patrocínio, quanto você pode investir no evento? Ao compreender essa realidade, você pode começar a planejar o seu evento sem o investimento de outra empresa. Nesse caso, você deve analisar quais são as melhores opções para a sua organização. 

Por exemplo, há recursos para o aluguel de um espaço ou é melhor fazer um evento online? 

Inclusive é necessário pensar que, em caso de eventos presenciais, também será necessário investir em recursos para a alimentação. 

Para te ajudar com esse cálculo, você deve usar um painel financeiro. Dessa forma, os valores serão mais assertivos. 

Leia também: Painel Financeiro para Eventos: por que é uma necessidade?

Além disso, também será necessário pensar nos palestrantes. Possivelmente, o seu evento sem patrocínio você pode ter dificuldade em conseguir profissionais para os debates e palestras. Entretanto, é possível encontrar pessoas bem capacitadas, mas com menos experiências em eventos. Essas pessoas costumam cobrar um pouco menos, mas oferecendo um serviço igualmente eficaz. 

Lembre-se também que existem outros tipos de patrocinadores. Portanto, você não precisa se prender apenas às possibilidades de patrocínio financeiro. Esse fator pode facilitar o seu acesso a recursos. 

Outros modos de patrocínio

Existem outras formas de patrocínio que são muito eficazes também e, possivelmente, mais simples de conseguir. Muitas empresas não dispõe de recursos financeiros para oferecer em eventos. Entretanto, eles podem disponibilizar os próprios produtos. 

Por exemplo, você pode conseguir os alimentos do evento. Outra possibilidade é a negociação de um valor melhor para o local do evento. Ou até mesmo uma oferta de gratuidade. 

O fundamental é que o possível patrocinador saiba que existem opções. Para isso, você também pode evidenciar que seu evento pode ser realizado sem um patrocínio. Sendo assim, qualquer auxílio será bem recebido. 

Quer saber como as ferramentas da Softaliza podem ajudar a reduzir os custos do seu evento? Entre em contato conosco agora mesmo. 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo