• Início
  • Gestão
  • Painel Financeiro para Eventos: por que é uma necessidade?
painel financeiro

Painel Financeiro para Eventos: por que é uma necessidade?

O que é um painel financeiro?

Todo evento precisa de organização. Como nós bem sabemos, um dos pontos a se ter mais cuidado é o orçamento. Por isso, hoje nós queremos falar sobre a importância do painel financeiro para eventos. Você já utiliza essa ferramenta?

A tecnologia tem a função de nos auxiliar em nossas tarefas. Desde as coisas mais simples até as mais complexas podem ser facilitadas com esse recurso. Portanto, é fundamental que nós busquemos ajuda para tudo. Afinal, por que ficar sofrendo se já existem métodos simplificados?

Leia também: Organizar eventos: 5 pilares principais

O painel financeiro, por exemplo. É claro que existem formas manuais de fazer o controle de um orçamento. Entretanto, esse processo é lento e, além disso, suscetível a erros. Enquanto isso, um painel financeiro é uma ferramenta automatizada e visual. Ou seja, uma forma de fazer a sua gestão de finanças com segurança e organização. 

Por que utilizar um painel financeiro para eventos?

Para começar há a questão orçamentária. Com um painel financeiro para controle dos seus eventos, você terá mais facilidades. Como nós já dissemos, os cálculos serão todos mais certeiros e, além disso, não há a necessidade de fazer conferências. Portanto, sua equipe já tem bem menos trabalho. 

painel financeiro Softaliza
Imagem do Painel da Softaliza

Também torna-se mais fácil compreender como está o fluxo de caixa do evento. Ou seja, é possível visualizar:

  •  quanto está sendo gasto do orçamento;
  • se esses gastos estão acontecendo mais rápido do que era esperado;
  • há mais despesas do que as que haviam sido mapeadas previamente?;
  • o evento vai estourar o orçamento?;
  • o orçamento precisará sofrer alterações?;
  • as receitas são equivalentes ao que era esperado?

Com relação ao último ponto, é importante ressaltar algumas coisas. Afinal, um evento não é feito só de despesas. Também é necessário planejamento para conseguir uma boa receita e, consequentemente, um ROI satisfatório.

Leia também: ROI: Como calcular o do seu evento!

Com o painel financeiro fica mais claro avaliar se o evento está trazendo resultados satisfatórios. Portanto, é mais simples enxergar se as estratégias estabelecidas para captar participantes estão trazendo os resultados esperados. 

A vantagem de ter essa percepção com antecedência é o fato de que há tempo para fazer alterações. Dessa forma, você não será pego desprevenido no dia do evento. 

Leia também: Email Marketing: não exagere na comunicação!

Ou seja, utilizando um painel financeiro você terá a possibilidade de controlar o seu orçamento e, além disso, reestruturar sua divulgação. Se for necessário, é  claro, também há tempo para reestruturação do evento.

Quer saber como funciona o painel financeiro para eventos na Softaliza? Entre em contato neste mesmo instante. Nossa equipe vai te auxiliar ao máximo. 

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo