Treinamento para colaboradores

Treinamento para colaboradores: como preparar?

O mercado muda muito rápido. Por isso, empresas e funcionários precisam investir muito em capacitação. Tudo o que é investido em educação, gera um retorno que é muito mais expressivo. Portanto, as empresas devem fazer o treinamento de colaboradores. Saiba como neste post.

Quando nós contratamos uma pessoa, o fazemos por acreditar em algo apresentado na entrevista. Mas nós também sabemos que todos temos o que aprender. Nós sempre podemos nos desenvolver mais e, inclusive, precisamos disso. Afinal, o mercado está em constante mudança.

Por isso, as empresas precisam ter consciência de que seus funcionários devem se capacitar frequentemente. É claro que muito depende do esforço individual. Mas as companhias também podem ajudar muito nesse aspecto. Uma das melhores maneiras é preparando o treinamento de colaboradores.

O que é treinamento de colaboradores?

Quando se fala em treinamento de colaboradores, alguns pensam que se trata de ensinar novas funções. Mas não é isso que deve acontecer. Os funcionários já possuem uma série de habilidades que podem ser desenvolvidas. O treinamento de colaboradores serve para ajudar nesse desenvolvimento.

Portanto, trata-se de uma forma de auxiliar na capacitação de habilidades previamente adquiridas. Além disso, é também um modo de ensinar necessidades para a companhia. Por exemplo, se há a proposta de implementação de um método ágil. Não há motivos para a demissão de funcionários que não conheçam essa metodologia.

Você só precisa organizar um treinamento de colaboradores, permitindo que todos aprendam.

Como criar um treinamento de colaboradores?

Para começar é preciso compreender o objetivo dessa ação na empresa. O que vocês pretendem alcançar e quais colaboradores querem impactar? Com isso já é possível entender o tamanho do investimento e a sua duração.

Geralmente, esse processo é bem curto. Entretanto, você não deve permitir que tudo aconteça sem regras. É fundamental ter um tempo pré definido que, inclusive, deve ser comunicado a todos. Dessa forma, os funcionários podem se organizar melhor, sem atrapalhar o trabalho.

Aliás, todas as informações possíveis devem ser fornecidas aos colaboradores. Mesmo que algumas surpresas aconteçam no processo. Assim, eles terão mais chances de se preparar para o treinamento. Ou seja, poderão estudar o tema previamente e deixar o trabalho bem organizado.

Entendendo bem os seus objetivos e o seu tempo é possível escolher o tipo de treinamento que será fornecido.

Identificando as necessidades

Nós falamos que é necessário identificar os objetivos do treinamento. Mas isso só pode ser feito se você compreender as lacunas na sua empresa. O que está faltando para o seu crescimento? Quais novidades podem ser implementadas para ajudar o seu time?

Essas respostas são muito difíceis de alcançar. Não pelo fato de que elas estão escondidas. Mas sim, porque nós sabemos que é um processo doloroso compreender as nossas falhas. Portanto, tudo deve começar com análises como a SWOT (ou FOFA). É claro que ela não pode ser feita de forma superficial, é preciso chegar fundo nas dores do time. Só assim você entenderá melhor a necessidade de treinamento, ajudando seu time a crescer.

Com essa compreensão, o processo de treinamento será muito mais fácil.

Mas quais tipos de treinamento podem ser escolhidos?

Workshop

Geralmente os workshops são fornecidos sem a necessidade de uma grande dor na empresa. Afinal, esse é um tipo de ação pontual que pode agregar vasto conhecimento. Nós sempre temos algo a aprender e um workshop é uma ótima fonte de conhecimento.

Leia também: Como criar um workshop?

Cursos

Cada vez mais empresas estão se disponibilizando para o pagamento de cursos. Além de ser um ótimo tipo de treinamento, essa também pode ser uma ferramenta de capacitação.

Além disso, os cursos têm a vantagem de que podem ocorrer de modo remoto. Por isso, são uma vantagem também para as empresas que não trabalham presencialmente.

Outras empresas ou plataformas podem ser responsáveis pelo curso. Mas também podem ser criados pela própria companhia com a ajuda de uma plataforma completa.

Mentoria

A mentoria pode ser um dos formatos mais custosos. Afinal, ela geralmente é feita de modo individual. Portanto, é preciso pesar bem o custo benefício desse formato. Há a vantagem de que o desenvolvimento do colaborador poderá ser mais veloz. Além disso, há o fato de que será mais fácil sanar problemas pontuais.

Portanto, se a sua questão é grande e urgente, a mentoria pode ser a melhor opção.

Treinamento Interno

Existem várias opções para o treinamento interno. Em primeiro lugar se alguém na empresa conhece muito sobre o assunto a ser explorado, essa pessoa pode ser responsável pelo treinamento. Nesse caso, ele acontece na empresa e essa pessoa ensina todo o necessário.

Mas você também pode optar pela contratação de outro profissional. Nesse caso, essa pessoa irá na empresa nos dias e horários combinados.

É uma grande vantagem, já que economizaria tempo dos colabores. Além disso, também é um modo de economia, já que a empresa não precisará gastar com os deslocamentos.

Treinamento Externo

O treinamento externo pode ocorrer em uma empresa especializada. Mas também pode ser externo só para remover os funcionários do ambiente de trabalho. Existe muita defesa sobre os benefícios dessa ‘mudança de ares’.

Além disso, no caso do treinamento externo, ele também pode ser à distância, ao vivo ou gravado. Esse caso também ajuda na economia de tempo e na financeira (já que ninguém precisa se deslocar).

Nesse caso, você também pode contar com a ajuda de uma plataforma de eventos.

Gamificação

A gamificação pode ser feita em treinamentos presenciais e online. O importante é que seja algo divertido, com um sistema de recompensas. Os colaboradores participarão de jogos e terão como bonificação algum prêmio.

É uma ótima forma de incentivar a participação de todos. Ou seja, o treinamento nesse caso é mais ativo.

Leia também: Gamificação em eventos: o que é e como utilizar?

Qual o melhor formato?

É impossível definir o melhor formato sem o conhecimento específico do caso. Não há um certo ou errado, tudo depende das suas necessidades e, além disso, do seu orçamento.

Mas não se preocupe. Há muita gente que pode te ajudar nesse processo. Inclusive a Softaliza. Por isso, se você quiser saber mais sobre como nossa plataforma pode ajudar no treinamento de colaboradores, entre em contato conosco. Nossa equipe está ansiosa para te ajudar.

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo