workshop

Como criar um workshop?

O que é um workshop?

De acordo com o dicionário, workshop é um período de discussão e trabalho prático sobre determinado assunto. Durante esse evento deve haver um grupo de pessoas capaz de compartilhar seus conhecimentos e suas experiências. Mas saiba aqui como organizar um bom workshop.

Um workshop pode ser visto com um curso, mas existem algumas diferenças. Para começar, o fato de que essa modalidade costuma ser mais curta, apesar de geralmente durar alguns dias. Além disso, há o fato de que o workshop tem um momento de por na prática o que foi ensinado.

Por isso, há uma dúvida sobre a possibilidade de o workshop ser um evento online ou híbrido. Ambas as opções são válidas, mas tudo depende do tema que será estudado. Ou seja, a parte prática pode ser feita à distância? Se a resposta for sim, então o evento não precisa ser obrigatoriamente presencial.

Mas como você pode organizar um workshop?

Leia também: Webinar: o que é e como fazer?

Organizando seu workshop

Entenda as metas do workshop

É importante entender o que você espera do seu workshop. Desde o começo, você deve pensar, por exemplo, se a ideia é fazer algo muito grande ou com um público reduzido. Afinal, isso vai modificar a intensidade e a dificuldade do conteúdo. Além disso, também vai alterar todo o planejamento do evento e sua divulgação.

Também é interessante determinar o tema e qual conteúdo vocês esperam abordar. Obviamente, isso pode ser alterado durante o planejamento do workshop. Entretanto, é fundamental ter isso como um ponto de partida.

Somente entendendo a expectativas será possível começar a planejar. Portanto, esse é o primeiro passo.

Pesquise o público alvo do workshop

Você precisa entender com quem quer falar. Pode ser que você consiga atingir mais pessoa do que o esperado e isso é ótimo. Mas é importante ter um recorte inicial bem definido. Isso pelo fato de que se tornará mais fácil conceber as estratégias de divulgação e de conteúdo.

Portanto, depois que você descobre quem é o seu público alvo, é necessário compreendê-lo. Afinal, esse é o único modo de compreender o que essas pessoas estão esperando. Entregando exatamente o que eles esperam, você terá mais chances de organizar algo que seja considerado um sucesso.

Portanto, entendendo o público alvo você já deve esperar algumas mudanças na linha de conteúdo.

Determine um orçamento

Para seguir com o planejamento você precisa saber quanto pode investir. Portanto, é fundamental que você determine esses valores o quanto antes. Essa é a melhor forma de estabelecer o tamanho do workshop, por exemplo.

Portanto, esse ponto também pode alterar o planejamento inicial. Mas ele não pode ser deixado de lado. Afinal, é fundamental que você se baseie em uma realidade palpável para o seu evento.

Faça um plano de marketing

A divulgação é fundamental para o sucesso de um evento. Sendo assim, um planejamento de marketing bem estabelecido é um dos primeiros passos. Se você souber quem é o público alvo, compreender o tamanho do evento e tiver certezas sobre o orçamento, essa etapa será muito mais simples.

Por exemplo, se o seu público alvo está majoritariamente em redes sociais, por qual motivo você deveria optar por campanhas impressas? Vá diretamente ao seu público alvo, divulgue as informações com clareza e economize evitando desperdícios financeiros.

Planeje as atividades com cautela

Quais serão as atividades realizadas no workshop e em qual momento? A compreensão desses detalhes auxiliará, e muito, no gerenciamento do evento. Ou seja, é uma ótima forma de evitar falhas. É claro que elas podem acontecer e, portanto, também devem ser mapeadas.

Leia também: Gestão de crise em eventos: como fazer?

Entendendo todas as atividades, compreender a linha de conteúdo abordada também é mais simples. Tanto o ponto de partida, quanto a chegada. Quer saber como a Softaliza pode te ajudar com seu workshop? Entre em contato conosco agora mesmo. Nossa equipe está pronta para te auxiliar!

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo