ROI para eventos híbridos

ROI para eventos híbridos: o que você precisa saber?

Os eventos híbridos 

Os eventos presenciais vão voltar. Isso é um fato! Mas depois de dois anos, nós já conhecemos as vantagens dos eventos online. Por que então deveríamos abandoná-los? Hoje vamos falar sobre as vantagens e o ROI para eventos híbridos. 

O evento híbrido é a união do melhor dos dois mundos. A chance ideal para retomar o presencial, mas sem a necessidade de eliminar o online. É uma excelente opção para eventos. Afinal permite um alcance de público muito maior. Além disso, é uma forma de agradar tanto quem não vê a hora de retomar as presenças físicas, quanto quem ainda não se sente confortável em aglomerações. 

Portanto, há uma grande chance de que o ROI para eventos híbridos seja mais elevado. Vamos ver algumas estratégias que, além de comprovar este fato, ainda podem te ajudar? 

ROI para eventos híbridos 

O ROI é um cálculo que pode ser um tanto subjetivo. Afinal, o retorno sobre investimentos acontece de diversas formas. Pode ser algo financeiro, mas também pode ser pela construção da autoridade de uma marca.

Sendo assim,  o primeiro passo para o cálculo do ROI é determinar e compreender quais são os seus objetivos!

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Mas como você pode aumentar o ROI para eventos híbridos em comparação com outros formatos? 

Aumente a audiência 

O evento físico tem barreiras geográficas. O evento online ainda enfrenta resistência de parte do público. Portanto, o evento híbrido tem mais chances de atrair um número maior de pessoas. Quando você começar a planejar a divulgação do evento pense em maneiras de evidenciar esse fato. 

Além disso, é importante não limitar geograficamente o seu público alvo. Esse evento é para todo mundo que se encaixe na sua persona. Portanto, o ideal é o uso de uma plataforma completa de eventos. Afinal, essas plataformas costumam ter ferramentas de tradução. Ou seja, seu evento pode ser internacional sem a necessidade de aumentar o seu investimento. 

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Tenha convidados no formato híbrido 

Há participantes presenciais e online. Por que com os convidados e palestrantes não deveria ser igual? 

Essa é uma ótima forma para você conseguir os melhores profissionais da área para o seu evento. Afinal, se eles não precisarem viajar é mais difícil ter entraves na agenda de cada um. Além disso, você não precisará comprometer o seu orçamento com os custos de viagem e acomodação dessas pessoas. 

Invista em um local físico menor 

Existem várias vantagens na utilização de um espaço físico menor. Para começar há o fato de que é mais simples organizar um evento em um local menor. Além disso,  os gastos são muito reduzidos, não apenas com aluguel,  mas também com todo o material de suporte.

Com relação ao ROI é muito mais difícil que um lugar pequeno fique vazio.  Já pensou ter todos os custos com um espaço gigante,  mas não conseguir preenchê-lo?

Há mais um fator a seu favor. Se você trabalhar com um local menor terá um número limitado e reduzido de ingressos. Sabendo trabalhar bem a publicidade, isso pode gerar uma urgência de compra em quem deseja participar do evento de forma presencial. Ou seja,há mais chance de que você consiga vender os ingressos antecipados, aumentando assim o seu controle sobre o ROI. 

Trabalhe mais com publicidade online

O marketing online é definitivamente mais barato do que ações televisivas ou panfletárias, por exemplo. Além disso, elas demonstram uma preocupação com o meio ambiente que é fundamental para a imagem de qualquer instituição. 

Portanto, você deve investir ao máximo na propaganda digital. É mais fácil segmentar o seu público e ainda garante um alcance maior  (mais uma vez indo além das barreiras geográficas). 

Se pensarmos no cálculo do ROI a situação torna-se ainda mais atraente. Afinal, a Internet te fornecerá um número expressivo de dados sobre seus anúncios. Assim,  o cálculo do retorno dos seus investimentos torna-se mais preciso. 

Tenha mais dados para patrocinadores 

Assim como acontece com os anúncios,  o evento híbrido oferece mais dados sobre seus eventos. Ou seja, você terá mais informações para oferecer a possíveis patrocinadores. Portanto , é mais fácil comprovar que os investimentos deles terão retorno. Consequentemente, é mais simples fechar esse acordo.

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Além disso, você também terá mais dados para o pós evento. Por isso,  também possuirá mais ferramentas para justificar a manutenção da parceria. 

se interessou pelos eventos híbridos? Quer auxílio para preparar o seu? Entre em contato conosco, nós queremos muito te ajudar! 

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Thais Dias do Carmo