eventos científicos

5 benefícios dos eventos científicos online

Quem teve um evento cancelado por causa da pandemia? É difícil encontrar alguém que não teve nenhum problema. Especialmente, no meio de pesquisa. Até o começo de 2020, várias conferências estavam marcadas. Por isso, os eventos científicos online foram fundamentais! Quer conhecer suas vantagens?

A pandemia cancelou tudo o que era necessário no mundo da pesquisa. Congressos, bancas de defesa e apresentações de projetos.

Tudo foi inesperado. Afinal, o Covid 19 foi uma grande surpresa. Por mais que estivessem falando sobre o assunto. Parecia algo distante. Uma doença considerada apenas um problema da China.

Vamos usar o Brasil como exemplo. Nós celebramos o carnaval em fevereiro de 2020. Ainda sem entendermos a necessidade de isolamento social. Aliás, sem sequer pensar nessa possibilidade. Tudo parecia mais simples. Ou seja, não havia com o que se preocupar.

Por isso, não havia ninguém que estivesse preparado para o enfrentamento da doença. Nenhuma instituição estava pronta para as mudanças.

Portanto, a transição do físico para o online não foi exatamente tranquila. Pelo contrário, foi abrupta. E nós precisamos de tempo para nos acostumar. Como seres humanos e como profissionais. Mesmo assim, foi possível encontrar as vantagens dessa experiência digital.

Leia também: Eventos científicos online: cientistas querem manter-se digitais, diz pesquisa

Ou seja, há muita coisa a ser aproveitada no mundo online. Quer saber o que?

Maior alcance dos eventos 

A revista Science entrevistou a bioquímica Kathleen Prosser. Ela faz pós Doc na Universidade da Califórnia e faria uma apresentação presencial no Canadá. Mas tinha uma Covid no meio do caminho. A conferência não foi cancelada. Mas, quem quisesse, teria que se apresentar de modo remoto. Prosser topou e tudo saiu ainda melhor do que o esperado.

Afinal, sua apresentação online tornou-se internacional. No dia seguinte, ela recebeu uma mensagem de um químico australiano. Ele queria mais informações sobre o estudo. Além disso, desejava propor uma colaboração futura. 

Dessa forma, é fácil perceber que os eventos digitais online são benéficos para a audiência. Mas não apenas para ela. Quem apresenta o trabalho, também pode ter uma experiência melhor.

Eventos científicos online são mais igualitários 

Desigualdade é uma realidade mundial. É um problema social, mas afeta o mercado de trabalho. Especialmente um mercado que pertence ao mundo inteiro. Afinal, quando falamos sobre diferentes países, o caso é mais expressivo.

Por qual motivo? Pelo fato de que há uma variação enorme no valor das moedas. Um pesquisador que recebe em dólares, por exemplo. Ele terá muito menos problemas para participar de congressos do que os brasileiros.

Portanto, vou dizer algo que não é segredo. Alguns pesquisadores têm menos recursos. Consequentemente, participam de menos eventos científicos. Inclusive, isso é um problema ainda maior para os que ainda não completaram a formação acadêmica. 

Por isso, o online é mais igualitário. Nesse formato, é mais fácil atingir um número mais expressivo de estudos e estudiosos. Permitindo a colaboração de pessoas de diferentes países. Além de aumentar a diversidade de idades e gêneros.

Portanto, o evento online aumenta o acesso às pesquisas. Afinal, a não participação não afeta apenas uma pessoa. Mas toda a cadeia de pesquisa que não tem acesso aos estudos pelo qual essas pessoas são responsáveis. Afinal, se essa pessoa não vai, ela não compartilha suas descobertas.

Assim, o evento online permite que a comunidade tenha acesso a mais novidades. Ou seja, pode haver a ampliação das colaborações e o desenvolvimento mais rápido das pesquisas.

Menor emissão de poluentes 

Não é possível deixar de pensar no meio ambiente. Não há mais espaço para isso. Nós sabemos que sempre que viajamos, colaboramos para o aumento da produção de carbono. Um evento científico pode movimentar milhares de pessoas e, em geral, pesquisadores participam de mais de um por ano. 

Portanto, é possível dizer que eventos científicos online são muito mais amigáveis com o meio ambiente. Se nós calcularmos a quantidade de viagens evitadas em cada evento online, nós perceberemos que o benefício é expressivo. 

Organização de eventos científicos online

Eventos acontecem em tempo real. Por isso, é difícil corrigir erros. Mas, em ambiente virtual, a situação é mais simples. A organização pode prestar mais atenção ao todo. Observar cada sala. Além disso, é possível discutir os problemas e encontrar soluções para os mesmos. 

Mas não é apenas esse aspecto que fica mais organizado. Também é mais fácil organizar os comentários e as perguntas. O chat é um aliado. Ele armazenará comentários e perguntas. Assim, sua equipe só permite interrupções no momento reservado para isso. 

Inclusive, é preciso pensar no volume de questionamentos. Se há muita gente inscrita no evento, por exemplo. Uma equipe deve focar apenas na seleção das perguntas. 

O evento científico online não suspende as pesquisas 

Para fazer uma viagem, um pesquisador precisa interromper o próprio estudo. Afinal, muitas vezes, não é possível carregar todos os equipamentos de trabalho. Por isso, muitos pesquisadores abrem mão de congressos, evitando interrupções em momentos que são cruciais para o estudo. 

Mas esse tipo de escolha não é necessária quando se trata de encontros à distância! 

Quer saber como montar um bom evento científico online? Entre em contato com a nossa equipe. Nós estamos prontos para te auxiliar!

Thais Dias do Carmo

Thais Dias do Carmo